Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Dá pra sair da maternidade tão magra quanto Kate?

Foi só a princesa aparecer linda e MAGRA, dez horas depois de ter bebê, que surgiu toda a sorte de comentários. Tabloides ingleses, alguns outros jornais e sites de fofoca chegaram sugerir que a pequena Charlotte Elizabeth Diana sequer tenha sido gerada na barriga da princesa. Ou, então, que tenha nascido dias antes. Afinal, Kate […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h46 - Publicado em 4 Maio 2015, 19h10
Kate e William deixam a maternidade com Charlotte Elizabeth Diana

Kate e William deixam a maternidade com Charlotte Elizabeth Diana

Foi só a princesa aparecer linda e MAGRA, dez horas depois de ter bebê, que surgiu toda a sorte de comentários. Tabloides ingleses, alguns outros jornais e sites de fofoca chegaram sugerir que a pequena Charlotte Elizabeth Diana sequer tenha sido gerada na barriga da princesa. Ou, então, que tenha nascido dias antes. Afinal, Kate Middleton foi uma grávida esbelta e não exatamente barriguda. Saiu do hospital gata, com os cabelos escovados e de salto. Gente, ela é da realeza, paraaaaaa de catar pelo em ovo.

Uma seleção de snacks saudáveis para matar a fome (tem até pão de mel!)

Aliás, eu poderia divagar horas e horas aqui igualmente sugerindo que a coisa é pura mentira e que não passa de uma jogada de marketing. Só que eu du-vi-do.  Veja bem, a apresentadora Angélica deu à luz seu primeiro filho, Joaquim, no Hospital Albert Einstein e seu quarto era exatamente ao lado do meu – parede com parede. No dia seguinte, nos encontramos no corredor, e ela estava magra, linda e loira. Eu vi. E adorei.

Continua após a publicidade

Opções de lanches práticos, rápidos e saudáveis para consumir entre as principais refeições do dia

Se eu tivesse que falar com algum despeito (desculpem, não sou invejosa), a única coisa que duvidei ser natural foram os cabelos. Eles estavam lindamente escovados. Aposto que alguém deu um “tapa”. Aposto não. Tenho certeza. Até porque no Einstein tem um salão Shades, basta você chamar, que o cabeleireiro vai até o seu quarto, faz escova, maquiagem, massagem, as unhas dos pés e das mãos. Tá? Te deixa linda. Uma amiga fez oito horas depois de ter seu filho. Ah, seu eu soubesse…

Essa coisa de ter bebê e virar uma monstrenga foi na época da minha vó, quando grávidas se vestiam com macacão estilo jardineira ou vestidinhos de costureira… E tavam nem aí pra balança. Hoje mulheres à espera de seus filhos são estilosas, cuidam da saúde e fazem, sim, atividades físicas. Não só pra manter a forma, mas pelo bem-estar.

Continua após a publicidade

E eu não estou falando de ginástica geriátrica ou de moças com espaguetes de espuma colorida bailando na piscina. Tô falando de coisa bacana, que vai do treino funcional ao pilates, e até mesmo à corrida. A professora de educação física Camila Hirsch, sócia da Personal Life (assessoria esportiva especializada em corrida), correu até as 36 semanas na gravidez do primeiro filho e até as 34 na do segundo. Na primeira gravidez, parou com tudo, e perdeu o bebê.

+ As maravilhas de uma massagem detox

“Eu parto do princípio que, primeiro, você precisa obedecer as recomendações do seu médico, depois respeitar as vontades do seu corpo e fazer o que é orientado para uma gestante em condições normais”, diz.

Continua após a publicidade
Camila Hirsch

A professora de educação física Camila Hirsch

E dá pra encarar a mesma rotina de treinos grávida? Bem, a Camila diminuiu a carga (baixando 40% do peso) e passou a correr bem, mais bem, mais de leve. Ela corria a 12 quilômetro por hora e a coisa caiu pra 8/9 quilômetros por hora. Só que tudo, ali, havia uma racionalidade. Além de respeitar os limites de seu corpo atlético, ela teve outros cuidados. Os treinos eram sempre feitos na academia, com ar condicionado e supervisão de um profissional. Na época, morava no Rio e o calor, que já é cruel em tempos normais, castiga ainda mais as grávidas que, nesta fase, em geral, têm temperatura do corpo mais elevada.

Uma dessas musas fitness que vêm chamando atenção pela boa forma durante a gestação é Bella Falconi, de 29 anos. Ela está grávida de 24 semanas de Vicky, sua primeira filha, e posta sua rotina de treinos diariamente nas redes sociais. Claro que ela também diminuiu a intensidade, mas não parou.

Continua após a publicidade
A musa fitness Bella Falconi

A musa fitness Bella Falconi

A fisioterapeuta Carolina Roggieri Marin, especializada em pilates e coordenadora da Clinica Aspin, está prestes a ter o Pedro, sua estreia na maternidade, e seguiu treinando até a 36ª semana. Ela diz que o importante é ter mais cuidado com os exercícios no primeiro trimestre, quando são maiores as chances de aborto natural. “Eu só atendo pacientes no primeiro trimestre com liberação médica”, diz.

É defensora convicta de que grávidas devem se exercitar. Segundo ela, fazer pilates, por exemplo, diminui e previne a dor lombar, aumenta o tônus muscular do corpo todo, ajuda no controle de peso, da pressão arterial, na prevenção da diabetes gestacional, além de minimizar o risco de parto prematuro.

Continua após a publicidade
A fisioterapeuta Carolina Roggieri Marin

A fisioterapeuta Carolina Roggieri Marin

Em comum, essas profissionais afirmam, empolgadas, que, mais do que os benefícios corporais, os exercícios melhoram – e muito – a autoestima durante a gravidez. Então, se você está esperando bebê e quer sair da maternidade como a princesa Kate, procure seu médico, escolha uma atividade física que combine que você e uma dieta balanceada. Não precisa ser a Kate, mas dá pra ser princesa.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.