Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

“Luis Antonio – Gabriela” abre mostra “Todos os Gêneros” no Itaú Cultural

A década pouco passou de sua metade, mas já se pode afirma sem medo que “Luis Antonio – Gabriela” é um dos melhores espetáculos produzidos em São Paulo nos anos de 2010. E, para quem não viu, eis mais uma oportunidade. A montagem da Cia. Mungunzá de Teatro, concebida e dirigida por Nelson Baskerville, abre […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 11h25 - Publicado em 22 jun 2016, 19h08
"Luis Antonio - Gabriela": peça dirigida por Nelson Baskerville (Foto: Bob Sousa)

“Luis Antonio – Gabriela”: peça dirigida por Nelson Baskerville (Foto: Bob Sousa)

A década pouco passou de sua metade, mas já se pode afirma sem medo que “Luis Antonio – Gabriela” é um dos melhores espetáculos produzidos em São Paulo nos anos de 2010. E, para quem não viu, eis mais uma oportunidade. A montagem da Cia. Mungunzá de Teatro, concebida e dirigida por Nelson Baskerville, abre a “Todos os Gêneros – Mostra de Arte e Diversidade”, que ocupará o Itaú Cultural durante nove dias a partir do sábado (25).

O tema da diversidade e sexualidade será discutido em uma intensa agenda de filmes, peças. shows e música. “Luis Antonio – Gabriela”, por exemplo, ganha o palco no sábado, às 20h, e domingo, às 19h, com entrada franca. Os ingressos podem ser retirados duas horas antes no local.

Mas por que “Luis Antonio – Gabriela” é tão bom? Aqui o tema da sexualidade é discutido de forma abrangente, sem jamais perder a delicadeza e apoiado em uma dramaturgia capaz de testar certezas e preconceitos.  Com admirável coragem, Baskerville mexe em sua história. Seu irmão mais velho, Luis Antonio (interpretado por Marcos Felipe) era homossexual e viveu em Santos até os 30 anos, quando se mudou para a Espanha. Durante três décadas, quase nada se soube dele, que, em Bilbao, assumiu a identidade de Gabriela, protagonizou shows em boates e acabou vitimado pela aids em 2006. Lucas Beda, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Day Porto e Virginia Iglesias completam o elenco.

Continua após a publicidade

O espetáculo “Joelma”, levado há um mês na Caixa Cultural, ganha sessão na segunda (27), às 20h. Criado e protagonizado por Fábio Vidal, o monólogo trata de uma das transexuais mais antigas do Brasil. Baiana, ela viveu por três décadas em São Paulo, fez cirurgia de troca de sexo e, de volta para a terra natal, ainda enfrentou muitos obstáculos.

Montagem do Teatro dos Extremos, “O Homossexual ou a Dificuldade de se Expressar” faz as primeiras apresentações por aqui na terça (28) e quarta (29), às 20h, depois de bem-sucedida carreira no Rio de Janeiro. O texto do franco-argentino Raul Damonte Botana, o Copi (1939-1987), dirigido por Fabiano de Freitas, traz duas personagens exiladas na Sibéria por terem mudado de sexo.

Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.