Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Lázaro Ramos, o Martin Luther King de “O Topo da Montanha”, lista personagem reais que habitam seu imaginário

De sexta a domingo, o ator Lázaro Ramos divide o palco do Teatro Faap com a atriz Taís Araújo, sua mulher, na comédia dramática “O Topo da Montanha”, de Katori Hall. Ele representa o líder religioso e ativista político americano Martin Luther King (1929-1968), figura fundamental no combate ao racismo e a igualdade social nos […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 14h13 - Publicado em 12 nov 2015, 12h13
Lázaro Ramos: personagens reais, conhecidos ou não, da nossa história

Lázaro Ramos: personagens reais, conhecidos ou não, da nossa história (Fotos: Jorge Bispo)

De sexta a domingo, o ator Lázaro Ramos divide o palco do Teatro Faap com a atriz Taís Araújo, sua mulher, na comédia dramática “O Topo da Montanha”, de Katori Hall. Ele representa o líder religioso e ativista político americano Martin Luther King (1929-1968), figura fundamental no combate ao racismo e a igualdade social nos Estados Unidos e no mundo. Em um intervalo das gravações do seriado “Mister Brau”, da Globo, Lázaro Ramos bateu um papo com a gente e citou outros admiráveis nomes da vida real que ele sonharia interpretar no teatro, no cinema ou na televisão.

Galileu Galileu (1564-1642): cientista italiano que enfrentou a Igreja ao defender a ideia de que o Sol é o centro do universo e a Terra gira em torno dele

“Eu carrego o sonho montar a peça de Bertolt Brecht há pelo menos 15 anos. O diretor Márcio Meirelles sempre me diz: ‘espera um pouco mais porque ainda é cedo. Talvez você precise fazer ‘Baal’ antes’. Mas é uma ideia que não sai da minha cabeça. O Galileu me encanta principalmente pela sua forma de viver e acho importante discutir como ele lidou com as pressões e com o mundo em torno dele.”

+ Giulia Gam volta ao teatro em “Repertório Shakespeare”

Luiz Gama (1830-1882): poeta, jornalista e advogado baiano

Continua após a publicidade

“A história de Luiz Gama tem um grande significado e precisava ser mais conhecida. Ele foi um dos maiores abolicionista da nossa história, enfrentou o racismo para fazer a faculdade de direito, teve uma vida incrível. Era filho de pai branco com uma escrava africana livre, a Luiza Mahin, que, aliás, é outra grande personagem e também lutou bravamente pela liberdade dos escravos. Se eu pudesse, interpretaria os dois, ele e a mãe dele (risos).”

Lázaro Ramos: personagens reais, conhecidos ou não da nossa história

Lázaro Ramos: Luther King

Berry Gordy (1929): empresário americano e fundador da gravadora Motown

“Além de ser uma grande personalidade, o Berry Gordy é um exemplo de empreendedorismo que poderia estimular e influenciar muita gente. Como presidente da Motown, ele investiu em grandes nomes e consagrou a black music, logo renderia muito bem na construção de um espetáculo musical.”

+ Marisa Orth estreia Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos

Tom Zé (1936): cantor e compositor baiano, um dos fundadores do Tropicalismo

“Além do talento de artista, eu admiro muito sua postura diante da vida, da realidade e da própria música. Seria muito relevante um espetáculo mostrar como o Tom Zé vive e age no dia a dia, como é seu processo para compor e também trazer à tona as histórias dos primórdios do movimento tropicalista.”

Personagens pouco conhecidos na História do Brasil:

São tantos os personagens que não fazem parte da história oficial do Brasil e precisavam ser descobertos. Eu mesmo já tive a honra de interpretar dois deles no cinema, o Madame Satã e o João de Camargo, do filme ‘Cafundó’. Tenho muita vontade de procurar e pesquisar a vida de gente comum. Existem pessoas que contribuíram muito para nossa sociedade e não temos a noção de quem foram e de suas importâncias.”

"O Topo da Montanha": Lázaro Ramos e Taís Araújo no Teatro Faap

Lázaro Ramos e Taís Araújo: a comédia dramática “O Topo da Montanha” está em cartaz na Faap

Continua após a publicidade

Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.