Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Marisa Orth estreia “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” e lista outros cinco grandes filmes de Pedro Almodóvar que dariam boas peças de teatro

“Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” deu o que falar em 1989. Arrancou sonoras gargalhadas de literalmente meio mundo e consagrou o estilo irreverente e crítico do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. No próximo dia 14, a história chega ao Teatro Procópio Ferreira em uma versão musical adaptada e dirigida por Miguel Falabella. E […]

Por Dirceu Alves Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 14h16 - Publicado em 6 nov 2015, 06h16
Marisa Orth e Totia Meireles em "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos": estreia no dia 14 (Páprica Fotografia)

Marisa Orth e Totia Meireles em “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”: estreia no dia 14 (Páprica Fotografia)

“Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” deu o que falar em 1989. Arrancou sonoras gargalhadas de literalmente meio mundo e consagrou o estilo irreverente e crítico do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. No próximo dia 14, a história chega ao Teatro Procópio Ferreira em uma versão musical adaptada e dirigida por Miguel Falabella. E quem encabeça o elenco, no papel vivido nas telas por Carmen Maura? A mais almodovariana de nossas atrizes, Marisa Orth. Em meio aos ensaios, Marisa foi surpreendida por um desafio meu… “monta uma lista com outros grandes filmes de Almodóvar que também renderiam boas peças de teatro?”, eu pedi. Marisa, papo firme como sempre, botou a cabeça em ação…

“Que Fiz Eu para Merecer Isso?”: produção de 1984, da fase inicial de Almodóvar, o longa mostra a rotina de uma faxineira que trabalha incansavelmente para sustentar uma família de desajustados. “Um filme tristíssimo, mas cheio de delicadeza e com belos momentos de comédia. Para mim, lembra em muitos aspectos o livro ‘A Hora da Estrela’, de Clarice Lispector. Sem falar que traz uma grande personagem, vivida pela Carmen Maura”, lembra Marisa.

“Ata-me”: filmado em 1990, na sequencia de “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, o longa é protagonizado por Antonio Banderas e Victoria Abril. Depois de sair de uma clínica psiquiátrica, um jovem sequestra uma estrela de filmes pornográficos e promete soltá-la só depois de que ela corresponda ao seu amor. “É uma trama muito simples, que poderia ser facilmente resolvida no palco tendo um quarto como cenário. Além disso, aquele casal é muito quente, muito sexy”, justifica a atriz.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mHm9qqrl_Uc?feature=oembed&w=500&h=281%5D

“Tudo sobre Minha Mãe”: Almodóvar fechou a década de 90 com esse aclamado título. Na trama, um jovem é atropelado depois de assistir a uma peça com a mãe (papel de Cecilia Roth). Ela decide, então, procurar o pai dele para dar a notícia e cruza com personagens inusitados. “Eu adoro essa história, tem referências a Tennessee Williams e, pelo menos, uma personagem inesquecível, aquele travesti chamado Agrado”, explica Marisa.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8Z7VDBUZulw?feature=oembed&w=500&h=281%5D

“Volver”: Penélope Cruz é uma das protagonistas da produção lançada em 2006. A trama gira em torno das emoções de duas irmãs que recebem uma inusitada visita da mãe. “Esse filme tem uma forte carga dramática, ótimas personagens femininas e um final muito surpreendente”, justifica Marisa Orth.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ABSvppyQGdE?feature=oembed&w=500&h=375%5D

“Os Amantes Passageiros”: a mais recente comédia do diretor foi lançada em 2013 e mostra os apuros enfrentados pela tripulação de um avião impedido de pousar em segurança. “Essa história é demais, engraçadíssima e daria um ótimo musical”, diz Marisa. “Eu já imagino aquele avião recriado como cenário no palco.”

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=DObfrwrzWdU?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Quer saber mais sobre teatro? Clique aqui. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.