Imagem Blog

Cidade das Crianças Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)
Continua após publicidade

‘Bichos de Cá’ faz lindo paralelo entre ritmos e espécies brasileiras

Há tempos estou para escrever sobre o lindo projeto multimídia “Bichos de Cá”, lançado pela editora Bamboozinho no começo deste ano. Reunindo livro, CD e aplicativo, a obra faz um bem pensado paralelo entre ritmos regionais e espécies da fauna brasileira. Cada faixa do álbum tem uma canção criada seguindo um estilo musical e que […]

Por VEJASP
Atualizado em 26 fev 2017, 22h10 - Publicado em 23 abr 2014, 18h07

unnamed

Há tempos estou para escrever sobre o lindo projeto multimídia “Bichos de Cá”, lançado pela editora Bamboozinho no começo deste ano. Reunindo livro, CD e aplicativo, a obra faz um bem pensado paralelo entre ritmos regionais e espécies da fauna brasileira. Cada faixa do álbum tem uma canção criada seguindo um estilo musical e que trata justamente de um animal que vive no território dessas musicalidades.

É um tal de peixe-boi cantado em ritmo de carimbó, história de lobo-guará numa congada e até ritmos bem pouco conhecidos, pelo menos para uma ignorante musical como eu, como lundu marajoara e guarânia. E não é só um projeto “cabeça”, não. As faixas são muito bem musicadas e divertidas, daquelas que os pais se pegam cantando junto quando escutam com os filhos. O hit lá em casa é coco “Buraco do Tatu”, que não sai da minha cabeça há uns três dias.

+ Diretora fala sobre o musical “Menino Maluquinho”

Já o livro livro faz bem o papel de trazer mais informações sobre cada um dos dez animais e também sobre os estilos musicais e suas origens. Apesar do formato em capa dura e cara de livro de mesa, é mais um complemento ao rico trabalho musical.

Continua após a publicidade

O projeto, como não poderia ser diferente, envolve muitas mãos. O texto é do professor de geografia Edson Penha e do escritor Xavier Bartaburu, também autores das músicas. Os dois são integrantes do Nhambuzim, que é um grupo que está aí na estrada há mais de uma década trabalhando o resgate de ritmos regionais de uma forma muito bonita atualizada, mas esse é o primeiro projeto infantil musical deles. Para completar o caráter “do bem” do projeto, as vozes de crianças nas músicas são de integrantes do Projeto Arrastão, uma entidade social que atua no bairro do Campo Limpo.

+ Acessório permite que crianças com necessidades especiais caminhem

Apesar de esse ser um daqueles exemplares que vale muito ter em casa e também como opção de presente (custa R$ 88 no site da Livraria Cultura), o aplicativo disponível na Apple Store dá a chance de ver as ilustrações dos animais e ouvir as músicas gratuitamente. Se você ficou curioso, o link abaixo mostra uma performance do grupo no final do ano passado tocando justamente minha faixa preferida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.