Postado em 09/01/2014 por Carolina Giovanelli
34 comentários | Comente

Zoológico de Taboão da Serra sofre com má conservação. Um leão e um casal de tigres morreram nos últimos meses

Leão: recintos mau conservados (Foto: Reprodução/Fernando Silva)

O leão que morreu: apenas uma leoa sobrou para exposição ao público (Foto: Taboão em Foco)

O zoológico de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, enfrenta uma crise. Localizado dentro do Parque das Hortênsias, sofre com denúncias de má conservação e descaso com os animais.

Nos últimos meses, morreram três felinos: um tigre de problemas renais no dia 11 de agosto, um leão por causa de um parasita sanguíneo no dia 14 de novembro e uma tigresa no dia 27 de novembro por tumores generalizados. O leão foi encaminhado para a Universidade de Santo Amaro, onde passa por processo de empalhamento. Sobrou para exposição ao público apenas uma leoa.

Na segunda (7), um corpo de outro leão dentro de um saco foi encontrado em uma estrada da região. A Prefeitura, responsável pelo Zoológico, afirma que o bicho não pertencia ao espaço e está realizando uma investigação para apurar de onde ele veio.

Leão encontrado na última segunda em uma estrada da região: a Prefeitura afirma que o animal não pertence ao Zoológico (Foto: Cristiano Novais/CPN/Estadão Conteúdo)

Corpo do leão encontrado na última segunda-feira em uma estrada da região: a Prefeitura afirma que o animal não pertence ao Zoológico (Foto: Reprodução/TV Globo)

No último dia 30, dezenas de ativistas dos direitos dos animais fizeram um protesto em frente ao Zoológico, que fechou as portas com medo de invasão. Na segunda (7), outros protetores, entre eles pessoas que participaram da retirada dos beagles do Instituto Royal, fizeram uma vigília pacífica durante 24 horas na frente do parque.

Não vamos invadir o zoológico e sair com gaviões e macacos na mão, queremos apenas chamar atenção para a situação do local”, explica a advogada Antília da Monteira Reis, presidente da Comissão de Proteção Animal da OAB de São Bernardo do Campo. Ela afirma que o que se vê no parque não são problemas como falta de comida aos bichos, mas maus tratos no sentido de deixá-los em recintos inadequados, com chão de concreto, estrutura diminuta e pouco enriquecimento ambiental, além de tratamento de veterinários não-especializados.

Em um reunião que acontecerá no dia 13, ativistas, biólogos e advogados pretendem convencer o subprefeito a transferir os animais para santuários, como o Mata Ciliar e o Projeto Mucky. Se a proposta não for aceita, prometem abrir uma ação contra a Prefeitura.

Mico-leão-dourado

Foto que circula na internet: ativistas fizeram protestos em frente ao local

Com cerca de 300 animais em exposição, o Zoológico segue funcionando normalmente. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, que afirma que os animais sempre foram muito bem tratados: “O parque já está em obras de conservação e manutenção, que têm prazo previsto de 280 dias para conclusão. Esta semana está acontecendo a parte de medições, em seguida serão erguidos os muros laterais de divisas, passeios e recintos.”

Lixo acumulado no Zoológico: há também gaiolas enferrujadas e bancos quebrados (Foto: Reprodução/TV Record)

Lixo acumulado no Zoológico: problemas estruturais (Foto: Antília da Monteira Reis)

x

Grades enferrujadas e quebradas: descaso (Foto: Antília da Monteira Reis)

+ Leia mais: Onça é resgatada na Via Dutra

+ Fotos de um urso polar fofo que mora em Zoológico dos EUA

+ Quer saber mais sobre pets? Clique aqui

Posts relacionados:

Comentários sobre "Zoológico de Taboão da Serra sofre com má conservação. Um leão e um casal de tigres morreram nos últimos meses" | Comente

  1. claudia comentou em 09/01/2014

    descaso é assassinato.

  2. Alfredo Pinheiro comentou em 09/01/2014

    E o prefeito da cidade usa como carro oficial um modelo MG , que custa atualmente mais de 100 mil Reais , vagabundo , safado ,

  3. elaine perleto comentou em 09/01/2014

    Fico muito triste devido ter sido parte da minha infância e hoje faz parte da infância do meu filho!! é uma pena esse descaso com os animais!! falta investimento da prefeitura!!

  4. celia tomie motoki comentou em 09/01/2014

    Triste, Revoltante! conhecia o leão ele urinava em todos q se aproximava pq estava sofrendo muito e revoltado e o casalde tigres não estavam la, pensei q tinha sido transferidos em local adequado, pois la era muito pequeno, a responsabilidade é sim do poder público, demagogia falam tanto em proteção animal e mataram esses animais dessa forma negligência, judiação morrer confinados dessa maneira punição!

  5. Catia Silvani comentou em 09/01/2014

    É um verdadeiro horror a situação do Parque das Hortênsias,além dessas mortes,ali tudo está deteriorado,o parquinho,as jaulas impróprias,lixo acumulado,etc.
    Mas o Caos está em Toda a cidade,pois o prefeito retirou a ciclovia,que era uma obra federal,emprega muitos familiares em cargos públicos,destrói e reconstrói praças,fechou o Pronto Socorro Dr. Akira Atta,desativou um posto da guarda municipal.
    O Caso do Parque das Hortênsias é apenas a ponta do Iceberg dos abusos dessa administração.

  6. José Monteiro comentou em 09/01/2014

    A vergonha do ZOO do Taboão apenas reflete o abandono geral que a cidade sofre há anos … não tem saúde, não tem asfalto, não tem sinalização, não tem segurança e tem IPTU caro!!!

  7. André Cruz comentou em 09/01/2014

    Como muitos moradores de Taboão da Serra, o Zoológico fez parte de uma geração e hoje infelizmente não tem uma manutenção adequada. Nossa Prefeitura, juntamente com seus lideres municipais, parecem não perceber a importância de marco. Lamentável!

  8. carmen araujo comentou em 09/01/2014

    fiquei muito triste ao ver essa reportagem sobre o Parque das Hortensias´, um parque tão lindo,tenho muitas lembranças boas desse parque.
    Passeava com minha família todo domingo era uma maravilha .
    Sentimento de tristeza só tristeza com esse descaso com os animais.

  9. Inayara Bernard comentou em 09/01/2014

    Depois da mortandade por maus-tratos, leão de olho roxo aparece outro leão morto, mas proximidades do zoo. Mas não e do zoo, óbvio tão comum aparecerem animais exóticos “desovados ” no mato. Não? Deve ter animal enterrado. Incinerado. A polícia ta dormindo?eu hein quanta indiferença e incompetência.

  10. Camila Camargo comentou em 09/01/2014

    Moro no Taboão da Serra a pouco tempo mais frquento o parque a nos e pra falar a verdade so vi esse parque preservado uma unica vez qdo tinha uns 13 anos e agora estou com 31 anos, isto tudo é lamentavel a prefeitura precisa cuidar e preservar este parque que é um otimo lugar mais se nao for bem cuidado pelas autoridades vai apodrecer. se a prefeitura nao cuida dos animias imagina das pessoas. Lembrando que o natal estava la todo pomposo era melhor ter cuidado dos animais.

  11. Carlos comentou em 10/01/2014

    A Folha de São Paulo descobriu que foram quatro e não três felinos mortos em apenas quatro meses. Além de um leão, dois tigres ainda tem uma jaguatirica. Eles esconderam de toda a população e também da imprensa e das ativistas. Estou enojado!

  12. ELIANA comentou em 10/01/2014

    MUITO ESTRANHO UM LEÃO APARECER MORTO BEM NO AUGE DESTA DISCUSSÃO, MUITO ESTRANHO O PREFEITO NÃO DAR UMA SATISFAÇÃO A POPULAÇÃO SOBRE AS MORTES DOS TIGRES E LEÃO, MAIS ESTRANHO AINDA É O PREFEITO MUDAR DE IDÉIA COM RELAÇÃO AO PARQUE LOGO APÓS O APARECIMENTO DESSE LEÃO, FOI ENTÃO QUE INICIARAM AS OBRAS, DO CONTRÁRIO OS ANIMAIS CONTINUARIAM SEM ÁGUA E NUM ESPAÇO NADA ADEQUADO. ESTA GESTÃO DEU MAIS ÊNFASE AO AUMENTO DE SALÁRIOS DOS SECRETÁRIOS , À DIVISÃO DAS ÁREAS DE LAZER, A GRAMA, EXCESSO DE LUZES NATALINAS NUMA PRAÇA…. MAS NÃO TEVE TEMPO DE OLHAR PARA AQUELAS VIDAS QUE ESTAVAM A BEIRA DA MORTE.
    QUEM CONFIA EM UM homem QUE NÃO SE IMPORTA COM A VIDA DE ANIMAIS INDEFESOS NÃO MERECE ESTAR NO PODER.

  13. leandro comentou em 10/01/2014

    isso e uma vergonha para a cidade de taboao cade os governantes do municipio que nao cuidam so querem votos e guardarem grana no blso eu ia com minha filha toda semana no parque hoje sinto me envergonhado por um fato deste ta acontecendo e ninguem faz nada poderia acabar com o zologico e fazer cadeia para prender os politticos e deixar eles passarem fome assim acabavam com esta putaria geral

  14. Anderson frete comentou em 10/01/2014

    Caro leitor concordo contigo sobre o mal tratos com os animais e que o zoológico esta largado mais enfim, referente o lixo que esta na foto ensacados são folhas, galhos e grama que foi ensacado no mesmo dia da coleta de lixo. O Prefeito Evilasio no fim do mandato cortou esse tipo de serviço de limpeza encluive estava alimentando os animais com resto de fruta da feira que é um descaso total com os animais.

  15. Priscila comentou em 10/01/2014

    Realmente maus tratos e abandono, estive lá no mes de novembro q tristeza total abandono….

  16. rosangela comentou em 11/01/2014

    Infelizmente não esta mais dessa forma os animais estão morrendo de fome e por maus tratos , estamos numa campanha para conseguir , remover os animais do zoo para um lugar seguro. Infelizmente um espaço maravilhoso só destruído pela má administração

  17. Marcos César Leandro comentou em 11/01/2014

    Bom, políticos são sempre políticos, economizam com os serviços públicos e desviam o “lucro”.E nós permitimos isso, pois assim que revelam os fatos no Jornal Nacional começa a novela e a lavagem cerebral.
    Enquanto os animais sofrem, Novela e Funk pra esquecer,

  18. Rodrigo comentou em 14/01/2014

    Triste ver esse descaso. Esse parque fez parte da minha infância!
    Para onde está indo a verba? Quem está desviando o dinheiro que era para cuidar dos nossos animais e do nosso lazer?

  19. Joveci Fernandez comentou em 02/03/2014

    Senho Prefeito Fernando Fernandes Filho, feche logo esse lugar, o Parque das Hortênsias já não é mais cuidado, os animais estão em péssimas condições, o que ganhas mantendo o local aberto? Se a outra gestão não fez nada, faça algo! Feche e faça a diferença. Sua imagem ficará melhor! São muitos escândalos em função dos maus tratos aos animais. É certo que não desejas sua imagem ligada a isso, pois recordo-me bem que na sua antiga gestão, tal parque era bem cuidado. Caso ele seja particular, impeça o dono de continuar com esses maus tratos! Não dá mais para suportar! Eles são inocentes! Deixe-os viver! Pois estão vegetando! Deixe-os viver dignamente! Senhor Prefeito Fernando Fernandes Filho. Deixe-os viver!

  20. Joveci Fernandez comentou em 02/03/2014

    O triste é que não dá nem para chamar a polícia né!

  21. lidia comentou em 05/03/2014

    lamentável
    descaso da prefeitura
    crime de maus tratos dos animais em cativeiro
    UMA VERGONHA – essa cidade não merece o nosso respeito

  22. Ana Paulla comentou em 06/03/2014

    Triste e deprimente…..Animais doentes sem a menor condição de higiene, ninguém merece viver assim!

  23. Tatiane comentou em 08/03/2014

    Devia fechar a porta de tds os zoológicos, o lugar dos animais não é dentro de uma jaula, qem gosta de zoológicos ou levam seus filhos em um são uns monstros tbm pq estão colaborando para este tipo de lugar ficar aberto ! Cruéis, mereciam uma jaula.

  24. Alan Henrique comentou em 08/03/2014

    a unica coisa boa q o Doutor Evilasio fez foi denunciar a camara .porem era para ele ter cido preso com os outros vereadores rato imundo .e ae Doutor Fernando ainda esta em tempo, ou vai deixar o nosso parque morrerem com os bixos

  25. Alan Henrique comentou em 08/03/2014

    os bixos do zoologico sao bixos criados em cativeiros .bem tratados e com muito amor vivem melhor doque na propia natureza .ezistem varios tipo de monstros .aqeles q nao obtem as informaçoes tbm sao uns dos tipos de monstro.

  26. Alan Henrique comentou em 08/03/2014

    A unica coisa q o Doutor Evilasio fez foi denunciar a camara ,porem deveria ir preso com os outros vereadores .rato imundo.E ae Doutor fernando vai deixar o nosso parque morrer com os bixos?

  27. joao ernesto costa comentou em 25/03/2014

    nao deveriam existir zoologicos.
    aprender maus tratos nunca foi educaçao.

  28. Renato Pazini comentou em 08/04/2014

    RELEMBRANDO REPORTAGENS DE MORTES E DESRESPEITO (15 fotos) https://www.facebook.com/zootaboaodaserra
    Nada melhor que no dia do Jornalista relembrar das reportagens do Canil da organização não governamental (ONG) União Protetora dos Animais (UPA) localizada em Campinas tendo como fundador Sr. Feliciano Filho atual Deputado Estadual do Partido Ecológico Nacional (PEN), local que foi arrombado e flagrado pela Policia Civil aonde investigadores cumpriram um mandado de busca e apreensão no sitio localizado próximo à Rodovia Anhanguera, após denúncia de maus-tratos, dos 44 cães encontrados no local, dez estavam em estado de saúde gravíssimo, segundo os veterinários que realizaram os exames além dos recintos estarem imundos e apresentar condições precárias de higiene. Foram encontrados 5 cachorros mortos junto com carne podre moída em geladeira além de remédios vencidos, segundo a Delegada Rosana Mortari, foram apuradas diversas irregularidades no local, entre elas, a falta de isolante térmico no chão e o acondicionamento errado da ração. “A comida estava em uma caixa d’água. Além disso, está com uma quantia muito grande, então perde o cheiro e ficava exposta a ratos”, explicou a policial. Delegada afirmou também que a poucos metros do sítio existe uma nascente de água, onde são lançados os dejetos dos animais. “Já foi constatado um Crime Ambiental. A urina e as fezes que contaminam a água. Eles construíram uma calha que desemboca na nascente”.
    Relembrando também a visita do Deputado Feliciano Filho no Zoológico de Taboão da Serra que causou revolta aos Taboanenses pela sua postura e pelo que divulgou em rede social, curiosamente e engraçado recebeu Laudo em mãos feito pela Bióloga Elizabeth Teodorov reconhecida por várias experiências horríveis em ratos (Testes em Animais) publicadas em varias mídias do setor, que também não tem experiências com animais silvestres, é Ativista e é membro da Comissão Proteção Defesa Animal OAB São Bernardo Do Campo.
    Também o Deputado estava sendo acompanhado por manifestantes Ativistas frustrados convidados pela Antilia da Monteira Reis presidente da Comissão Proteção Defesa Animal OAB São Bernardo Do Campo, tendo com o apoio dos defensores conhecidos pela mídia que não tem o mínimo conhecimento em animais silvestres como Luisa Mel , Nicole Puzzi , Luiz Scalea entre outros que fizeram publicações mal intencionadas e mentirosas, tentaram mas não conseguiram aparecerem nas emissoras de televisão, também seguidores que agem com Mentiras liderados pela Adriana Greco que também revoltou os Taboanenses chamando a cidade de Bosta em publicação, seguida por Fatima Couto Valle entre muitos outros Ativistas.
    Todos estes fingem em desconhecer o que é fato, não conseguem provar o que divulgam, continuam colocando fotos na internet que não são do Zoológico e ignoram o que realmente está sendo feito pela Prefeitura para o bem estar dos animais e para benefício da população com acompanhamento e parcerias de ONGS reconhecidas e respeitáveis como Mata Ciliar, com permissões e aprovações de órgãos Estaduais e Federais, a reforma do Parque das Hortênsias e do Zoológico é uma realidade, os Animais não recebem maus tratos, FATO COMPROVADO.
    Fica claro que em momento algum a Prefeitura de Taboão da Serra e os funcionários do Zoológico receberam mal qualquer que seja ou esconderam algo, estão e, sempre estiveram à disposição para tirarem qualquer duvida de qualquer pessoa, principalmente para os Jornalistas, Ativistas, Governantes etc.
    Parabéns a todos (as) Jornalistas que fazem seu trabalho agindo com a verdade e não se vendem como alguns da TV Bandeirantes e TV Cultura, por que os da TV Globo, SBT e Rede Record que estiveram em Taboão da Serra se recusaram a publicar em rede nacional as mentiras dos Ativistas etc.
    Fontes: Guia Rio Claro, G1 Globo.com, São Carlos Oficial, Passei Aki, Correio Popular de Campinas, Noticias Terra, ViAgora, Jornal da Net, Portal o Taboanense, Taboão em Foco, A Noticia em Questão e Verbo online.

  29. celia comentou em 06/05/2014

    ola, vc sabe se deram agua para o furao? foi feito uma denuncia,ele estava sem agua e sem comida , esta no face.

  30. nalva comentou em 09/07/2014

    andei 36 km de minha casa ate o parque e quando cheguei lá não vi nada q no site dizia ter ,perdi tempo e gasolina ,q raiva ,pois deviam atualizar o site pra ninguem se iludir com as imagem falsas

  31. vida comentou em 28/07/2014

    ACORDA ALAN VOCE NEM SABE ESCREVER! TIRAR DA NATUREZA PARA A PESTE HUMANA FICAR VENDO? POSSO TE PRENDER LA? TENHO CERTEZA QUE VAI SER mAIS bem traTADO QUE nas rUAs viOLENTAS DA CIDADE!

  32. paula comentou em 10/01/2015

    isso e uma vergonha, cade as pessoas responsaveis pelo parque e o governo,não esta vendo isso .E ums dos parque mas bonitos de são paulo, não podemos deixar o parque acaba

  33. cris comentou em 22/01/2015

    Fico triste por parte da minha infância ter se acabado, por negligencia..
    Um lugar onde era para ser zelado para mostrar até mesmo para os nossos filhos, triste…

  34. adao comentou em 01/02/2015

    meu deus…..nunca havia ido ao parque…meus deus e´maravilhoso o local mas o descaso com o espaço,com os bichos…..por que isto!!!!senhor faça alguma coisa….viva de novo este espaço;;;;poxa vida…não é justo…passei em dos espaços vi uns jabutis….que me cortou o coração…estavam todos irreconheciveis puro barro….me deu dó…podiamos colocar o senhor prefeito enjaulado por uns dois meses….fica aqui a minha indignação…

Comentar sobre "Zoológico de Taboão da Serra sofre com má conservação. Um leão e um casal de tigres morreram nos últimos meses"