Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

O Verdadeiro Carnaval de Rua

"Hoje as crianças têm sua diversão, mas lembrar daqueles dias mostra o quanto o segredo da felicidade pode estar nas coisas mais simples"

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 21h01 - Publicado em 25 fev 2017, 20h59

Os tempos mudam, a vida evolui, e as modernidades são sempre bem vindas, mas tenho saudade de uma época mais inocente e mais simples, uma época em que nossos pais não precisavam se preocupar se ficávamos brincando na rua até mais tarde, ou com o tipo de amizade que teríamos.

Quando eu era criança, nos anos 70, existiam, é claro, os moleques maus elementos, mas eles eram raros, e o máximo que eles “cometiam” era arrumar briga fácil. Toda a molecada da rua se conhecia, jogavam bola juntos, empinavam pipas juntos e existia aquela rivalidade sadia com a rua de baixo, ou a rua de cima. Férias escolares, campeonatos de jogo de botão, tudo era motivo pra festa, mas uma das mais legais de lembrar daquela época é o Carnaval.

Nada de matinê nos salões ou fantasias compradas pelos pais. A festa era na rua, mesmo! Todo mundo tinha sua xiringa, devidamente abastecida com água (e só água!), e esguichar nos carros que passavam era a maior alegria dos pequenos. Os motoristas passavam bem devagar e entravam na brincadeira,  mantendo os vidros abertos, deixando-se molhar para ver as crianças felizes.  Todo mundo também carregava um saquinho plástico com confetes e serpentinas, e a guerra de papel durava o dia todo. No final do dia, a rua, que não era asfaltada, ficava cheia de barro por causa da água das xiringas, e com papel colorido espalhado e grudado pra todo lado.

Voltávamos pra casa completamente molhados e ninguém ficava doente por causa disso. Nos olhares das crianças, um ar de satisfação, de uma felicidade que não se vê mais hoje em dia, e a certeza de que tinham brincado o carnaval do melhor jeito possível.

Os tempos são outros. Hoje as crianças têm sua diversão, brincam do jeito que podem, mas lembrar daqueles dias mostra o quanto o segredo da felicidade pode estar nas coisas mais simples.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.