As reações à condenação de Lula em São Paulo

Decisão de Moro sobre o ex-presidente rendeu comentário de Doria e fogos de artifício na Avenida Paulista. Frentes de esquerda organizam protesto

A condenação de Lula no âmbito da Operação Lava Jato, nesta quarta (12), tem causado burburinho em vários pontos da cidade. O ex-presidente recebeu pena de nove e anos e meio por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Responderá em liberdade ao julgamento em instância superior.

Nas redes sociais, há vários relatos de fogos de artifício na região no entorno da Avenida Paulista, desde as 14h. A via será ocupada por um protesto em apoio ao ex-presidente. A Frente Brasil Popular, que reúne dezenas de entidades de esquerda, convocou um ato contra a condenação a partir das 17h, no vão do Masp.

Crítico ferrenho de Lula, o prefeito João Doria celebrou a condenação nas redes sociais. “A Justiça foi feita. Depois de ter levado o Brasil a maior crise da história e deixar 14 milhões de desempregados, o Lula, maior cara de pau do Brasil, foi condenado a 9 anos e seis meses de cadeia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Parabéns ao Juiz Sergio Moro, parabéns ao povo brasileiro, parabéns ao Brasil”, diz o post.

Assista ao vídeo publicado pelo prefeito no Facebook:

De acordo com a Frente Brasil Popular, a decisão de Moro “reforça a tese de perseguição política com a finalidade de tirar o ex-presidente Lula das eleições, uma afronta ao estado democrático de direito”. Estão confirmados protestos simultâneos em Salvador e Brasília. 

Lula é acusado de receber vantagens indevidas da empreiteira OAS. Entre elas, um triplex no Guarujá, alvo da ação encerrada hoje por Moro. Primeiro ex-presidente a ser condenado por corrupção, ele é réu em outras quatro ações.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s