Paavo Järvi, Hilary Hahn e Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen

Resenha por Jonas Lopes

Mesmo dois séculos depois de escritas, as nove sinfonias de Beethoven permanecem como exemplos supremos do gênero, além de inspirar dezenas de compositores e ser presença obrigatória nas salas de concerto mundo afora. O público terá a chance de ouvir todas elas em quatro dias seguidos, com execução da Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen e regência do estoniano Paavo Järvi pela temporada do Mozarteum Brasileiro. Quem conhece as obras em versões do passado vai notar uma diferença: devido à formação reduzida, o grupo comandado por Järvi ressalta a influência do classicismo. Dois palcos abrigam o ciclo. No Teatro Municipal, o conjunto toca as três primeiras sinfonias na quinta (1º), e na sexta (2) executa a Quarta e a Quinta, além do Concerto para Violino e Orquestra Nº 4 em Ré Menor Op. 31, de Henri Vieuxtemps, com solos da americana Hilary Hahn. As duas últimas apresentações ocorrem na Sala São Paulo, com a Sexta e a Sétima sinfonias programadas para sábado (3) e a Oitava e a Nona para domingo (4).

Nota divulgada dia 30/7: A violinista americana Hilary Hahn cancelou sua participação no concerto de sexta (2). O restante dos programas não sofreu alterações.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.