Continua após publicidade

SP inicia campanha de vacinação contra pólio na segunda-feira (5)

A vacinação ocorre até o dia 30 de outubro

Por Agência Brasil
Atualizado em 27 Maio 2024, 17h28 - Publicado em 3 out 2020, 11h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O estado de São Paulo inicia, na próxima segunda-feira (5), a campanha de vacinação voltada para crianças e adolescentes para prevenir a poliomielite e várias outras doenças. A vacinação vai ocorrer até o dia 30 de outubro, com um dia especial de mobilização, em 17 de outubro.

    Publicidade

    +Assine a Vejinha a partir de 6,90 

    Publicidade

    O objetivo é vacinar 2,1 milhões de crianças menores de cinco anos de idade contra a poliomielite, doença também chamada de pólio ou de paralisia infantil.

    Também serão vacinadas crianças e adolescentes, até 14 anos de idade, contra outras 20 doenças, atualizando a Carteira Nacional de Vacinação.

    Publicidade

    Vacinação

    Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano e 5 anos de idade deverão levar os pequenos para receber a vacina, que é aplicada em gotas, ou seja, por via oral. A meta é alcançar cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças do estado nessa faixa etária.

    Continua após a publicidade

    Já a campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas pendentes.

    Publicidade

    Serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas.

    Segundo o governo paulista, a vacinação poderá ser feita em qualquer um dos 5 mil postos de saúde de todo o estado. O pai ou responsável pela criança ou adolescente deve ter em mãos a carteira de vacinação.

    Publicidade

    No total, serão oferecidas mais de 5,2 milhões de doses de vacinas.

    Continua após a publicidade

    A tabela completa com relação das vacinas, faixas etárias previstas para receber as doses e os dados de cobertura está disponível na página do governo de São Paulo.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.