Continua após publicidade

Paraisópolis forma brigadistas para socorrer vítimas de coronavírus

Segunda maior favela de São Paulo passa a ter 240 brigadistas para ajudar a socorrer casos de emergência dentro da comunidade

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 18h19 - Publicado em 8 Maio 2020, 09h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Paraisópolis (Bruno Niz/Veja SP)

    A favela de Paraisópolis, a segunda maior de São Paulo, passa a contar com 240 brigadistas para ajudar a socorrer casos de emergência dentro da comunidade. São moradores que fizeram o curso de socorrista organizado pela associação comunitária. O tenente do corpo de bombeiros, Roberto Caetano, coordenou a capacitação. As informações são da Radioagência Nacional.

    Publicidade

    + Assine a Vejinha a partir de 6,90.

    Para dar cobertura aos quase 45 mil moradores, os socorristas se dividem em 60 bases de emergência espalhadas pela favela. Garagens e casas que guardam as pranchas longas, usadas para o transporte de pacientes, kits de primeiros socorros e equipamentos de proteção individual.

    Publicidade

    A formação dos brigadistas reforça uma série de iniciativas da comunidade para combater a pandemia. Paraisópolis está pagando pelos serviços de três ambulâncias particulares, vai contratar 12 bombeiros civis para ajudar os socorristas, e transformou duas escolas da região em casas de isolamento, para afastar pessoas com sintomas de gripe de perto das famílias, que costumam viver em casas de dois ou três cômodos.

    + Assine a Vejinha a partir de 6,90.

    O número de casos de Covid-19 confirmados em Paraisópolis mais que dobrou em uma semana. Eram 38 na semana passada. Chegou a 80 nesta semana. O balanço leva em conta apenas o atendimento feito pelas ambulâncias.

    Os custos das iniciativas estão sendo pagos por empresários locais, moradores e por financiamento coletivo. Quem quiser colaborar pode entrar no site esolidar.com, escrever Paraisópolis no campo de busca e escolher um entre três projetos que estão sendo conduzidos pela comunidade para o combate ao coronavírus, incluindo a apoio aos brigadistas.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.