Continua após publicidade

Hospital São Camilo recusa procedimento de DIU por motivo religioso

Paciente denunciou a prática nas redes sociais; rede hospitalar afirma que não realiza colocação de DIU e vasectomia

Por Luana Machado
Atualizado em 30 jan 2024, 16h24 - Publicado em 23 jan 2024, 21h53

A produtora de conteúdo Leonor Macedo, de 41 anos, estava em consulta médica no Hospital São Camilo nesta segunda-feira (22), quando foi informada que não poderia realizar o procedimento para colocação de um DIU (dispositivo intrauterino) na rede hospitalar por motivos religiosos. 

“Eu perguntei a diferença entre realizar prescrição de pílula anticoncepcional, o que eles fazem, e a realização do DIU. E, basicamente, eles confundiram que o DIU é um método contra um feto, o que não é”, contou Leonor, que publicou seu relato na rede social X, antigo Twitter. 

Com a repercussão do post, o Hospital São Camilo se manifestou nesta terça-feira (23). A instituição informou que não realiza procedimentos de vasectomia e DIU. 

“A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo informa que, por ser uma instituição confessional católica, tem como diretriz não realizar procedimentos contraceptivos, em homens ou mulheres. Tais procedimentos são realizados apenas em casos que envolvam riscos à manutenção da vida”, informaram, em nota. 

O hospital entrou em contato com Leonor após o ocorrido. “Eles disseram que seguem as orientações do Vaticano. Eu agradeci o telefonema, mas afirmei que não compactuava com isso. A Igreja Católica precisa evoluir nisso urgentemente. É um procedimento legal. O planejamento familiar é direito da mulher e amparado pela Constituição Federal”, disse Leonor. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.