Continua após publicidade

Hospitais de SP têm aumento de internações por Covid-19, diz plataforma

Secretaria Municipal de Saúde afirma que o aumento é falso e que a pandemia está sob controle

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 17h08 - Publicado em 16 nov 2020, 12h27
 (Visuals3D/ Pixabay/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores da Unesp e da USP, que monitora o avanço da pandemia no estado, a Info Tracker, relevou que na última semana houve aumento no número de internações por Covid-19 nos hospitais da rede pública municipal em São Paulo. A tendência acontece após aumento de internações pela doença em hospitais privados.

Entre 7 e 13 de novembro, os hospitais tiveram alta de 9% nas internações (de 556 para 604). Na Baixada Santista, o aumento foi de 23% (de 180 para 222), e na região norte da Grande SP, de 37% (19 para 26).

Segundo os pesquisadores e boletins epidemiológicos municipais, além do aumento das internações, observa-se também uma alta de 50% de casos suspeitos e da taxa de aceleração do contágio do novo coronavírus.

“Não é uma pequena oscilação. É uma alta consolidada, que envolve uma análise desde agosto. Pode ser um indício de que vamos acabar emendando [uma onda da Covid com a outra]”, diz Wallace Casaca, professor da Unesp e pesquisador do CeMEAI-USP (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria).

Entretanto a Secretaria Municipal de Saúde informou que não é verídica a informação de que haja alta de internações e de ocupação de UTI na rede municipal paulistana, e que a pandemia está sob controle na cidade.

Continua após a publicidade

Na rede privada de São Paulo, ao menos seis hospitais (Sírio-Libanês, Albert Einstein, Vila Nova Star, Oswaldo Cruz, HCor e São Camilo), também registraram diferentes aumentos de internações nas primeiras semanas de novembro. “Teve um aumento, mas não dá para falar ainda que se trata de uma curva crescente exponencial como foi na primeira fase da pandemia”, afirma Sidney Klajner, presidente do Albert Einstein à Folha.

+Assine a Vejinha a partir de 5,90

LEIA MAIS

+13 candidatos com patrimônio acima de 800 000 pediram auxílio emergencial

+“Vou te dar uma arma, você vai dar uns tiros e vou dar o mesmo dinheiro pro Milton Leite”, diz candidato

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.