Continua após publicidade

Vírus da Covid-19 pode sobreviver quase 1 mês no dinheiro e celular, diz estudo

Para comparação, vírus da gripe fica infeccioso por até 17 dias. Fatores como temperatura e luminosidade influenciam na capacidade de prevalência

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 out 2020, 17h10 - Publicado em 12 out 2020, 17h10

Um estudo da Agência de Pesquisa Científica Nacional da Austrália (ACDP) indica que o vírus causador da Covid-19 pode sobreviver por 28 dias na tela do celular ou em notas de dinheiro. O trabalho foi publicado no jornal científico Virology no dia 7 de outubro.

De acordo com os pesquisadores, superfícies de vidro em geral podem favorecer a sobrevivência do vírus. Os testes foram feitos em ambientes controlados de laboratórios, com temperatura de 20ºC e pouca presença de luz. A prevalência de 28 dias também ocorre em superfícies de aço inoxidável. Para comparação, o vírus da gripe pode sobreviver por 17 dias nas mesmas condições.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90 

“Nossos resultados mostraram que o Sars-Cov-2 permanece infeccioso em superfícies pro longos períodos de tempo, reforçando a necessidade de práticas como a lavagem de mãos e a limpeza de superfícies regularmente”, afirmou a doutora Debbie Eagles, vice-diretora da ACDP, em entrevista para o portal da Agência.

Continua após a publicidade

Em temperaturas maiores, no entanto, a capacidade de sobrevivência é significativamente menor. Em ambientes com temperatura de 40ºC os testes mostraram que o vírus pode sobreviver menos de 24h em determinadas superfícies.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.