Banco de sangue do A.C. Camargo está em estado crítico
Hospital referência no tratamento de câncer pede doações
O Banco de Sangue do A.C. Camargo Cancer Center está em estado crítico e pede atenção e mobilização dos doadores. O tipo O negativo é a principal necessidade, mas todos os tipos são necessários. Ainda que se espere um aumento de doadores no próximo dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, as instituições alertam que precisam de doadores regulares o ano todo.
Os pacientes oncológicos necessitam fazer quimioterapia/radioterapia durante o tratamento, o que pode levar à queda da produção do próprio sangue, causando anemia ou plaquetopenia, e à necessidade de transfusão. Sangramentos causados pelo tumor também podem acontecer e a necessidade de manter reservas de sangue para realizações de cirurgias é algo constante.
+ Saúde Covid-19: Butantan detecta nova variante derivada da Ômicron
Além da necessidade de todos os tipos sanguíneos o hospital reforça o pedido de doação de plaquetas.
O maior número de transfusões do hospital é de plaquetas. São 70 a 100 transfusões diárias, a maior demanda do ano. “Podemos dizer que o paciente oncológico é um grande ‘consumidor’ de plaquetas e, por isso, é tão importante manter nossos estoques de sangue constantes”, explica a médica Marta Lemos, responsável pelo Banco de Sangue da instituição.
Protocolo de segurança
Com protocolo de segurança contra a Covid-19 ainda em vigor, o banco de sangue conta com fluxo protegido e alocação fora do ambiente hospitalar. Os doadores podem comparecer sem agendar, mas para aumentar a agilidade de atendimento, a orientação é fazer o agendamento pelo site do hospital, chat ou por telefone no (11) 2189-5000 (Opção 5).
Podem doar interessados que tenham de 18 a 65 anos – menores, com 16 e 17 anos, podem doar acompanhados do responsável legal e consentimento formal por escrito – com 50 quilos ou mais, e sem nenhuma doença crônica. Cada pessoa doa de uma vez, no máximo, 470 ml de sangue que pode salvar a vida de até quatro pacientes. O procedimento leva cerca de 40 minutos e em menos de 24 horas o organismo já consegue repor a quantidade que foi retirada.
Condições para doação diante das vacinas
– Inaptidão temporária após imunização contra Covid-19:
Os doadores que tomaram vacina contra Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer e Janssen devem aguardar 7 dias após a data da imunização para realizar a doação. Já quem tomou o imunizante da Sinovac/Butantan deve aguardar 48 horas.
Quem testou positivo para Covid deve aguardar 10 dias após término dos sintomas para doar e aos que tiveram contato com casos positivos, a doação pode ser feita após 15 dias do contato e apenas se não apresentar nenhum sintoma.
Avaliação de outras vacinas e condição clínica do doador será realizada a cada doação, visando a proteção e segurança do doador e paciente que receberá o sangue.
Saiba todos os critérios aqui.
– Inaptidão temporária após imunização contra Influenza:
Os doadores que tomaram vacina contra Influenza devem aguardar 48 horas após a data da imunização para realizar a doação.
Serviço
Banco de Sangue. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado, das 8h às 15h. Fechado aos domingos e feriados. Endereço: Rua Castro Alves, 131, Aclimação, São Paulo – SP. Telefone: (11) 2189-5000 – selecione a opção 5 do menu telefônico (agendamento de doação de sangue) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com informações do Hospital A.C. Camargo