Continua após publicidade

Vereadores criam CPI do Teatro Municipal

Esquema de corrupção pode ter desviado 18 milhões de reais em dois anos

Por Sérgio Quintella
Atualizado em 27 dez 2016, 17h38 - Publicado em 25 Maio 2016, 18h48
Teatro Municipal
Teatro Municipal (Luiz Casimiro/)
Continua após publicidade

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta (25) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará os recentes casos de corrupção envolvendo o Teatro Municipal. Um dos principais símbolos paulistanos, o local é alvo de inquéritos no Ministério Público e na Controladoria-Geral do Município, que apuram rombos que podem chegar a 18 milhões de reais.

As denúncias ocorreram após contratos e convênios suspeitos serem firmados por José Luiz Herencia, que presidiu a fundação controladora do teatro entre 2013 e 2015, e fechou, em março deste ano, um acordo de delação premiada com os promotores.

+ Símbolo paulistano, Teatro Municipal enfrenta crise

Herencia citou outros supostos participantes do esquema: o maestro John Neschling, diretor artístico durante a gestão dele, e o diretor do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural (IBGC), William Nacked. Na época, o prefeito Fernando Haddad afirmou apoiar as ações, apesar de achar estranho o envolvimento do maestro, pois as investigações da Controladoria-Geral do Município ocorreram depois das denúncias feitas justamente por Neschling. 

Autor do requerimento que deu origem à criação da CPI na Câmara Municipal, o vereador Quito Formiga (PSDB) afirma que o órgão não vai atrapalhar as investigações do MP e da CGM. “Seremos uma fonte de informação para eles. A prerrogativa do Legislativo paulistano é investigar. E é justamente isso que faremos”, diz. 

Continua após a publicidade

+ Ministro da Cultura se diz indignado com corrupção no Teatro Municipal

Após a assinatura de 32 parlamentares, os partidos deverão indicar os outros seis integrantes da comissão (Formiga, autor do requerimento, tem a prerrogativa de presidir a CPI), que atuará por 120 dias, prorrogáveis por mais 120.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.