Continua após publicidade

Sabesp cogita fazer rodízio de água ainda em 2014

Sistema da Cantereira atingiu menor índice da história da terça-feira (8), ao chegar a 12,7% do seu nível total

Por Redação VEJASÃOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 14h55 - Publicado em 9 abr 2014, 10h09

A Sabesp informou em um relatório divulgado recentemente que pode ser necessário fazer rodízio de água na região metropolitana de São Paulo ainda em 2014. É a primeira vez que a empresa admite que a medida talvez tenha que ser adotada.

+ Seca e falha de gestão causam crise de água em São Paulo

A constatação está no Relatório de Sustentabilidade 2013, documento que apresenta resultados e projeta ações para o próximo ano. “Se as chuvas não retornarem a índices adequados e, consequentemente,os níveis dos reservatórios não forem reestabelecidos, poderemos ser obrigados a tomar medidas mais drásticas,como o rodízio de água”, informa o texto. Nesta quarta (9), o Sistema Cantareira está a 12,7% de seu nível total.

 

Do início dos anos 70 até hoje, a população da capital dobrou e o uso de água aumentou na mesma proporção (atualmente, o consumo per capita é de 140 litros diários). A partir de 2004, o Palácio dos Bandeirantes recebeu pelo menos quatro alertas sobre a fragilidade da política hídrica, sendo que o mais recente deles, de 2013, partiu de um estudo encomendado pelo próprio governo estadual. Em resposta, a Sabesp aumentou em 50% a capacidade de tratamento de água do Alto Tietê numa obra realizada em 2009.

Continua após a publicidade

+ Programa para economizar água é ampliado pelo governo

Entre 2008 e 2014, a empresa também conseguiu reduzir de 33% para 25% o índice de perdas por vazamentos, provocados por falhas de infraestrutura, como canos velhos e malconservados. A reação das autoridades diante do problema, no entanto, mostrou-se insuficiente para proteger a cidade.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.