Continua após publicidade

Ciclovia da USP tem apenas 10% do tamanho previsto

Dos 26,2 quilômetros prometidos, só 2,3 km foram pintados até agora

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 27 dez 2016, 15h51 - Publicado em 31 ago 2016, 10h50

Previsto para ser concluído no primeiro trimestre deste ano, o projeto de rede cicloviária e sistema de empréstimos de bikes na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP) não deslanchou. Dos 26,2 quilômetros prometidos, só 2,3 km foram pintados até agora. E não há previsão para a instalação do restante da estrutura. 

A demanda pela criação de uma rede do tipo na universidade é antiga e já existiram outros projetos. O último deles foi anunciado em 2015 pela prefeitura do câmpus. A justificativa da Superintendência de Espaço Físico (SEF) da universidade é que há “falta de consenso em relação à adequação do plano”. Hoje, a USP passa por grave crise financeira. 

+USP anuncia programas para amenizar rombo milionário no orçamento

Enquanto o projeto não sai do papel, parte dos estudantes reclama da falta de segurança por ter de dividir o espaço com carros e ônibus. O aluno de mestrado em Inteligência Artificial Victor Jatobá, de 27 anos, pedala diariamente na Cidade Universitária desde que começou o curso, neste ano. “Não sabia desse projeto de ciclovia. Às vezes é bem perigoso andar por aqui, perto de tantos veículos. Algumas pessoas não respeitam e acabam ‘fechando’ os ciclistas”, disse. 

Continua após a publicidade

O estudante mora perto da universidade, no Butantã, e diz que, como não há ônibus que passe na porta de sua casa, o melhor é ir a pé ou de bike.

De janeiro a agosto, foram registrados 6 acidentes com o envolvimento de ciclistas, 19 furtos e 4 roubos de bicicletas. Para evitar os atropelamentos, parte dos ciclistas também usa a calçada para fazer seus trajetos na universidade, o que pode causar acidentes. 

O projeto também prevê a criação de estações de empréstimo de bicicletas. Serão 36 estações no câmpus, com 360 bicicletas disponíveis, 24 horas. O modelo será batizado de Pedalusp, nome do projeto de compartilhamento de bicicletas testado no câmpus em 2011 e 2012.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.