Consumo

Cadeirinhas, brinquedos e tradição

*

por Abril Branded Content Atualizado em 20 ago 2021, 09h55 - Publicado em
12 nov 2015
16h18

O início de tudo

Com o foco no desenvolvimento e na saúde de bebês e crianças a líder no segmento de puericultura Chicco completa 60 anos. A seguir, saiba mais sobre a história da marca e conheça seus últimos lançamentos

O ser humano é um animal dependente. Sozinhos não somos capazes de sobreviver. Tal relação é ainda mais importante para os bebês e crianças muito pequenas. Abandonados à própria sorte, nossos mini-humanos não resistem. É preciso alimentá-los, acariciá-los, higienizá-los e, também, estimulá-los para que desenvolvam as habilidades cognitivas esperadas de uma pessoa saudável. Nesse sentido, os avanços na medicina e na tecnologia de produtos têm contribuído muitíssimo. No mercado de puericultura, há uma variedade imensa de brinquedos, chupetas, mamadeiras e outros apetrechos que não apenas facilitam a vida de pais, mães e cuidadores, mas atuam diretamente no crescimento saudável da criança.

É isso o que vem fazendo a italiana Chicco, líder do mercado de puericultura no Brasil e no mundo e que está completando 60 anos de existência. Desde sua criação, na cidade de Como, no norte da Itália, a empresa tem como objetivo elaborar produtos que ajudem no bom desenvolvimento infantil. Pai de um garotinho prematuro e funcionário de uma farmácia, Pietro Catelli, o fundador, viu nas necessidades do próprio filho uma carência no segmento. Em casa, passou, então, a inventar objetos que pudessem dar conta dessa demanda.

Em 1946, Catelli fundou a Artsana SpA para fabricar agulhas hipodérmicas, seringas e termômetros. Uma década depois, quando seus produtos já eram vendidos por toda a Itália, decidiu ir além. Em 1958, registrou oficialmente a marca Chicco (diminutivo do nome de seu filho, Enrico) e aumentou o leque de produtos: eram então cerca de 50 itens que compunham a linha Mother’s Help (“ajuda às mães” em tradução livre para o português). Ao longo de sua história, a Chicco esteve à frente de várias inovações no segmento. Foi a primeira, por exemplo, a fabricar mamadeiras de vidro vendidas juntamente com bicos de látex, a fazer bicos com dois furos e a produzir mamadeiras de plástico transparente e que não quebram.

Publicidade

O bebê visto de perto

-
(Chicco/Divulgação)

Atender as necessidades das crianças em primeira infância é algo tão importante para a Chicco que a empresa criou o Observatório Chicco. Trata-se de um laboratório de desenvolvimento e teste dos produtos.

Seria impossível fazer uma pesquisa de mercado perguntando a opinião de pessoas que mal sabem pronunciar as primeiras palavras. No observatório Chicco, podemos pesquisar com detalhes como meninos e meninas reagem a cada item e, dessa forma, manter o aperfeiçoamento de nossas criações

Sergio Araujo, CEO da Chicco

Atuam no local não apenas especialistas em desenvolvimento de produto, mas pediatras, terapeutas, psicopedagogos e outros profissionais ligados à saúde e bem-estar infantil.

O Observatório também conta com a colaboração da sociedade. Médicos e hospitais atuam em parceria enviando dados colhidos de seus pacientes. Além disso, a equipe conta com a opinião de pais que acompanham os testes ou enviam sugestões e comentários pela internet. O Observatório mantém ainda um serviço online para ajudar pais, sobretudo no primeiro ano de vida dos filhos. Por meio do canal, os consumidores podem enviar dúvidas que são respondidas por especialistas.

Publicidade

Tradição e comemoração

É com base no constante investimento em pesquisa e no desenvolvimento de produto que a Chicco vem, há 60 anos, não apenas criando novos itens, mas aperfeiçoando os clássicos. É o caso do cavalinho, um dos primeiros brinquedos fabricados pela marca e que vem, ao longo do tempo, ganhando atualizações. O objeto é tão representativo que fez parte das comemorações de aniversário da empresa.

-
(Chicco/Divulgação)

Uma delas foi a doação de um caminhão com centenas de produtos (mamadeiras, chupetas, brinquedos, roupas, entre outros) para o Papa Francisco, no Vaticano. Ao receber o “presente”, Sua Santidade, então, destinou a crianças carentes. Em seguida, ele autografou um cavalinho que foi encaminhado para o Museo del Cavallo Giocatto (algo como “museu do cavalo de brinquedo”, em italiano), que fica em Grandate, no Norte da Itália.

Últimos lançamentos

 

Música, maestro!

Brinquedos musicais estimulam a criança a experimentar diferentes sons, gestos e expressões corporais. A Chicco acaba de lançar dois produtos desse tipo. Um deles, o Robob, é um gravador que permite à criança gravar a própria voz e transformá-la em música. Isso porque o aparelho é capaz de remasterizar o som e ainda reproduzi-lo em oito melodias e quatro gêneros musicais. Além dele, há o DJ Chicco, uma espécie de mesa de som em que a criança pode manipular as músicas que escolher, alterando, por exemplo, a melodia.

Brinquedo Dj Chicco, preço sugerido R$ 209, 90
Brinquedo Dj Chicco, preço sugerido R$ 209, 90 (Chicco/Divulgação)
Robob: preço sugerido R$ 189,90
Robob: preço sugerido R$ 189,90 (Chicco/Divulgação)

 

Continua após a publicidade

Para passear

Uma das linhas mais tradicionais da Chicco são os carrinhos de bebê. Com cada vez mais tecnologia, a marca dispõe de uma variedade capaz de atender diferentes tipos de famílias. Uma das novidades é o Stroll’in’2, para passeios com duas crianças de idades diferentes – dos 6 aos 36 meses. Além dele há também o Kwik One, que pode ser convertido em cadeirinha de viagem para carros.

Stroll’in’2: preço sugerido R$ 2.399,00
Stroll’in’2: preço sugerido R$ 2.399,00 (Chicco/Divulgação)

 

Kiwik One: preço sugerido R$ 1.349,00
Kiwik One: preço sugerido R$ 1.349,00 (Chicco/Divulgação)

Quatro em um

As cadeirinhas de descanso para bebês também estão entre os produtos icônicos da marca Chicco. Os mais modernos, porém, vão bem além de simples cadeiras. A Baby Hug, por exemplo, ser utilizada para bebês recém-nascidos como espreguiçadeira e moisés, e para crianças a partir de seis meses, como cadeira de socialização e poltrona. Além disso, ela vem com uma barra de entretenimento com luzes, sons e brinquedos em diversos formatos para chamar a atenção e divertir os pequenos.

Baby Hug 4 em 1: preço sugerido R$1.499,00
Baby Hug 4 em 1: preço sugerido R$1.499,00 (Chicco/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.