Zuza Homem de Mello morre em São Paulo, aos 87 anos
Maior pesquisador cultural do país finalizou na última terça-feira, 29, uma biografia sobre João Gilberto
Zuza Homem de Mello, escritor, jornalista, contrabaixista e técnico de som, morreu enquanto dormia em seu apartamento neste domingo (4), no bairro de Pinheiros, em São Paulo, aos 87 anos de idade. Segundo a família, a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio. As informações são do Estadão.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90
Zuza é considerado o mais importante pesquisador de música do país, principalmente do Jazz, e havia finalizado na última terça-feira (29) uma biografia sobre o violinista baiano, João Gilberto.
José Eduardo (os primeiros nomes de Zuza) tocava contrabaixo e estudou música na Juilliard School, em Nova York, nos anos 1950, e viu grandes nomes como Ella Fitzgerald e Billie Holliday se apresentarem nos bares da cidade americana. Quando retornou ao Brasil, começou a trabalhar na TV Record como técnico de som em programas como “O Fino da Bossa”, “Jovem Guarda” e “Bossaudade”.
Zuza marcou a história da música brasileira e elevou sua percepção no exterior por trabalhos com nomes como Elis Regina, Milton Nascimento e Gilberto Gil. Também foi diretor de festivais como “O Fino da Música” e o “Festival de Verão do Guarujá”, além de apresentou o programa “Jazz Brasil”, na TV Cultura.
É possível entender mais da história de Zuza e de sua importância no documentário de Janaína Dalri, Zuza Homem de Jazz.