Wagner Moura se torna primeiro brasileiro a ganhar como Melhor Ator em Cannes
Artista recebeu premiação pelo trabalho em 'O Agente Secreto', dirigido por Kleber Mendonça Filho, também premiado no festival

Wagner Moura fez história na 78ª edição do Festival de Cannes neste sábado (24) vencendo na categoria de melhor ator pelo trabalho no filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Essa é a primeira vez que um brasileiro ganha na categoria masculina da premiação. Anteriormente, Fernanda Torres foi premiada por Eu sei que vou te amar (1986), de Arnaldo Jabor, e Sandra Corveloni levou o prêmio por Linha de Passe (2008), de Walter Salles.
Como está nas gravações do filme 11817 (2025), do francês Louis Leterrier, o artista baiano não conseguiu comparecer ao festival e receber a premiação. No lugar dele, o diretor Kleber Mendonça Filho agradeceu o prêmio. “Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o ‘O Agente Secreto’ traga muitas coisas a ele”, disse ao receber.
Mendonça também trouxe um prêmio ao Brasil, vencendo como melhor diretor. No discurso, o pernambucano se emocionou: “Meu país, Brasil, é cheio de belezas e poesia e estou muito orgulhoso de estar aqui recebendo esse prêmio. O Festival de Cannes é a catedral do cinema”. Essa é a segunda vez que o cineasta é premiado em Cannes, tendo vencido o prêmio do júri por Bacurau (2019).
Wagner também já concorreu em premiações, porém não tinha vencido um reconhecimento internacional anteriormente. Por sua atuação em Narcos, ele chegou a ser indicado ao Globo de Ouro.
As vitórias de O Agente Secreto ocorrem justamente no ano em que o Brasil é o País de Honra da edição, uma iniciativa que celebra a cada ano um lugar diferente.