Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Você se permite uma pausa?, com Patrick Santos

Quando estava perto do burnout,  o jornalista e escritor descobriu a necessidade de descomprimir, caminhar e viver com mais leveza

Por Helena Galante Atualizado em 30 abr 2021, 21h24 - Publicado em 3 Maio 2021, 00h10

Vamos nos forçando, nos forçando, nos forçando… Até que um dia o limite chega e a corda estoura. Quantos de nós não se sentem assim? Patrick Santos, jornalista e escritor convidado de Helena Galante para o episódio #99 do podcast Jornada da Calma, chegou bem perto do burnout quando decidiu que era hora de parar, em 2018. “Eu não me dava espaço porque era dominado pelo medo, como se tivesse que estar sempre produzindo”, conta.

Seu período sabático, porém, não incluiu nenhuma grande viagem. Foi um tempo para repensar a vida e caminhar nas ladeiras do seu bairro de Perdizes. “Caminhar ajudava a engrenar os pensamentos.” Da permissão para desfrutar um outro ritmo surgiu o livro e o podcast 45 do Primeiro Tempo, assim como o documentário Pausa – O Intervalo do Mundo. Hoje, Patrick fica atento aos sinais para evitar se aproximar do ponto de ruptura. “Pausa também é movimento. As grandes ideias vêm daí. É como quando você está numa loucura e vai tomar um banho.”

 

Continua após a publicidade
Publicidade