Avatar do usuário logado
OLÁ,

Virada é aprovada por 99%, diz pesquisa Datafolha encomendada pela prefeitura

Evento teve 94% de avaliação positiva para o número de palcos nos bairros e 90% aprovou a segurança

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 Maio 2025, 15h56
Virada Cultural 2025 teve aprovação do público
Público na Virada Cultural 2025  (Secom-SP/Divulgação)
Continua após publicidade

A Virada Cultural de São Paulo, realizada no fim de semana, teve aprovação de 99% do público segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (26) pela Prefeitura de São Paulo. Em sua maioria, a população deu nota 9 ou 10 (61%) ao evento e 8,2 à administração municipal na organização da festa. De acordo com a divulgação, o evento teve 94% de avaliação positiva para o número de palcos nos bairros e 90% aprovou a segurança.

A prefeitura afirma que o levantamento apontou que a média de o público voltar a frequentar a Virada é de 9,4 em 10, e 83% atribuem notas entre 9 e 10 ao evento.

De maneira geral, todos os itens receberam notas altas dadas pelo público: diversidade de ritmos musicais (9,1), variedades de atrações musicais (9,0), localização e organização dos palcos (8,9%), atendimento nos postos médicos (8,9) e segurança (8,8) se destacam. Outros itens foram bem avaliados, como revista na entrada dos palcos (7,9), programação infantil (8,0), divulgação das informações sobre a virada cultural (8,2) e limpeza das ruas (8,3) têm as menores médias.

A pesquisa Datafolha quantitativa contratada pela prefeitura, com abordagem pessoal realizada próximo aos palcos, entrevistou 2.920 participantes com 16 anos ou mais.  A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Observatório de Turismo

Segundo levantamento prévio do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, o número de turistas que aproveitaram os shows aumentou 118%, passando de 10,3% para 22,5%. Se em 2024 não houve registro de estrangeiros, neste fim de semana pelo menos 0,5% do público era formado por pessoas de fora do país. O público vindo de outros estados também cresceu 168%, passando de 1,9% em 2024 para 5,1% este ano. Assim como quem veio do interior: aumento de 143%

Continua após a publicidade

Outro dado relevante apontado pela pesquisa foi o aumento do gasto médio por pessoa no evento, que, neste ano, chegou a R$ 70,69 — um aumento expressivo de 41,9% em relação a 2024, quando cada pessoa desembolsou R$ 49,83, de acordo com a prefeitura.

A maior parte do público foi composta por moradores da cidade de São Paulo (77,5%). A pesquisa foi realizada nos dois dias do evento – sábado (24) e domingo (25), com 4.016 entrevistas respondidas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.