Nascido há 120 anos, Victor Brecheret moldou a paisagem de São Paulo
Escultor ítalo-brasileiro estudou na escola do Liceu de Artes e Ofícios, cujo centro cultural foi atingido por um incêndio na terça (4)
Na madrugada de terça (4), um incêndio atingiu o prédio do centro cultural do Liceu de Artes e Ofícios, na Luz, destruindo quadros, esculturas e réplicas. Construído em 1873, o espaço foi originalmente uma escola, onde o escultor Victor Brecheret, referência do movimento modernista, realizou seus estudos.
O artista nasceu há 120 anos, em 22 de fevereiro de 1894, na cidade de Farnese, na Itália. Chegou ao Brasil por volta dos 8 anos de idade e teve aulas de entalhe em gesso e mármore no ateliê durante a adolescência.
Após passar um período na Europa e participar de movimentos vanguardistas no início do século XX, retornou ao país para pôr em prática essas ideias. Nas instalações do próprio Liceu, Brecheret moldaria alguns de seus principais trabalhos, como o Monumento às Bandeiras, um dos cartões-postais de São Paulo, instalado no Parque do Ibirapuera (abaixo, outras de suas obras espalhadas pela cidade).
- Anjo: Cemitério da Consolação (túmulo da família Botti)
- Busto de Santos Dumont: Aeroporto de Congonhas
- Depois do Banho: Largo do Arouche
- Diana Caçadora: Teatro Municipal de São Paulo
- Duque de Caxias: Praça Princesa Isabel
- Eva: Prefeitura de São Paulo
- Fachada: Jockey Club de São Paulo
- Fauno: Parque Trianon
- Graça I e II: Galeria Prestes Maia
- Joana D’Arc: Teatro Maria Della Costa
- Luta dos Índios Kalapalos: Museu de Arte Contemporânea
- Máscara de Menotti del Picchia: Praça Juca Mulato
- Monumento às Bandeiras: Parque do Ibirapuera
- Via Crucis: Capela do Hospital das Clínicas