Em ano que marca seu centenário, Tônia Carrero ganha mostra especial
Atriz é a homenageada do Itaú Cultural na 56ª edição da série Ocupação, que abre no sábado (13)
Estrela poderosa, mulher generosa e à frente do seu tempo. São essas as palavras que Luisa Thiré, neta da atriz Tônia Carrero (1922-2018), usa para definir a avó. No ano em que completaria 100 anos, Tônia — cujo nome de batismo era Maria Antonietta de Faria Portocarrero — é a grande homenageada da 56ª edição da série Ocupação, realizada pelo Itaú Cultural a partir de sábado (13), às 11 horas.
+ Os projetos ambiciosos que estão mudando a cara do Jardim Anália Franco
A mostra dedicada a ela vai até novembro, tem cocuradoria de Luisa junto à instituição e segue um caminho diversificado, a fim de destacar o legado da atriz carioca com dinamismo.
Além da exposição no Itaú Cultural da Avenida Paulista, haverá a apresentação da nova montagem de Navalha na Carne (com interpretação da própria Luisa no dia 23, data do centenário da atriz) e leituras dramáticas de O Monstro de Olhos Azuis (de 25 a 28 de agosto), livro que Tônia escreveu sobre suas memórias de infância.
“Minha avó sempre guardou muitas fotos. Temos um acervo grande. Quando ela faleceu, pensei: ‘Vou guardar tudo com carinho porque, quando chegar o centenário dela, temos de fazer algo marcante’”, recorda Luisa. Em 2021, ela entrou em contato com o Itaú Cultural. “Desde então, a equipe se debruçou por toda a vida de minha avó, vasculhando Brasil afora com diversas fontes.”
+ Nova mostra da Pinacoteca terá obras de Andy Warhol e Edward Hopper
Ela conta que o projeto envolveu toda a família, incluindo seus três irmãos (Carlos Arthur, João e Miguel), e aposta que os fãs vão aprovar o resultado final. “Tem imagem, vídeo, a voz dela, bilhetinhos de amigos… Estamos falando de alguém que nasceu há 100 anos. Os jovens terão a oportunidade de conhecer uma grande atriz que fez parte da nossa cultura, do nosso teatro.”
Luisa diz que a arte da avó é atemporal e reforça o impacto que a peça Navalha na Carne, remontada por ela em 2018, possui nos dias de hoje. “Infelizmente, a trama permanece atual. Os temas que a peça aborda são latentes: violência contra a mulher, homofobia, machismo… Todos os dias, quando abrimos o jornal ou o Instagram, vemos algo relacionado a isso. Muitas histórias das quais Tônia fez parte ainda acabam reverberando.”
Ocupação Tônia Carrero: Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149. Ter. a sáb., das 11h às 20h. Dom. e feriados, das 11h às 19h . Grátis. De 13 de agosto a 6 de novembro. Para a programação cênica (Navalha na Carne e O Monstro de Olhos Azuis), consultar o site itaucultural.org.br a partir de 17/8, quando serão abertas as reservas.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de agosto de 2022, edição nº 2802