Palco renovado: Teatro Paiol reabre na Vila Buarque após grande reforma
Local chegou a ser transformado em cinema pornô nos anos 2000 e fechou várias vezes, mas acaba de ser recuperado por cinco sócios
Sua primeira lembrança do teatro nasceu com os comerciais de televisão. “Ainda criança, eu nem imaginava que um dia seria ator, mas na hora criei uma ligação com aquele local”, conta Flávio Wongálak. Aberto em 1969 na Rua Amaral Gurgel, o local era o Teatro Paiol Cultural, que acaba de ser reinaugurado após uma série de reformas comandadas por cinco sócios, contando com Flávio.
“Depois que me profissionalizei, voltei a procurar o espaço e descobri que estava fechado. Acabei me tornando administrador pouco tempo depois. E agora virei um dos donos.”
Com o Festival de Monólogos na programação inaugural a partir desta sexta (13), o palco revitalizado terá nomes como Angela Dippe, Bruno Motta e Nany People — que chegou a passar pelo mesmo endereço no início da carreira.
Criada por Perry Salles e Miriam Mehler, a sala de espetáculos já fechou as portas pelo menos duas vezes nas últimas décadas, passou pelas mãos do casal Nicette Bruno e Paulo Goulart e virou até cinema de filmes pornográficos por um curto período.
“Só depois dessa fase, em que ficou abandonado, (o ator) Marcelo Mendes recuperou o espaço e o manteve até a pandemia”, relembra Flávio. “Como tínhamos uma produção teatral de sucesso, uni forças com quatro parceiros e investimos nosso próprio dinheiro.”
Apesar dos planos de gastar apenas 40 000 reais, algumas surpresas na estrutura obrigaram o grupo a desembolsar pelo menos 120 000 reais até agora. “Antes de me passar o bastão, Marcelo tentou deixar com uma pessoa que não cuidou muito bem, então trocamos tudo.”
Além de renovar banheiros, pisos, camarim e cafeteria, os novos proprietários ainda pretendem trocar as poltronas (atualmente são 200 assentos, todos forrados com couro ecológico), mas vão manter as paredes de tijolos, que viraram marca registrada do Paiol.
“No início, os fundadores decidiram quebrar as laterais para melhorar a acústica”, explica. Para fechar a conta, Flávio também planeja administrar cursos teatrais com inscrições a partir de fevereiro e valores a partir de 400 reais. “Eu amo esse lugar e conheci cada cantinho depois de adulto. O que nos estimula é a vontade de ver isso aqui cheio.”
Rua Amaral Gurgel, 164, Vila Buarque, ☎ 2364-5671. ♿ Sex. e sáb., 20h. Dom., 19h. R$ 70,00. sympla.com.br
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de janeiro de 2023, edição nº 2824
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.