Continua após publicidade

Técnica de tapeçaria, tufting atrai público jovem

Com cores, formatos e texturas diferentes, arte têxtil cresceu com divulgação nas redes sociais

Por Gabriela Amorim
Atualizado em 21 Maio 2021, 13h33 - Publicado em 21 Maio 2021, 06h00

Uma surpresa, a arte têxtil está em um momento de ascensão graças às redes sociais. A tapeçaria manual feita com uma pistola, conhecida como tufting gun, traz peças com formatos, texturas e cores diferentes do usual. Difícil de ser encontrada no país, porque costuma ser importada a preços elevados, a máquina produz peças que costumam cativar as pessoas — como hobby ou para gerar renda, com peças a pronta entrega, que variam de 170 a 300 reais, dependendo do tamanho.

Uma peça de tapeçaria abstrata com formas arredondadas em laranja, marrom, rosa e verde
Tapeçaria com tufting: peça da designer de moda Jéssica Costa (Juss/Criatura Studio/Divulgação)

Jéssica Costa, designer de moda, se encontrou nas técnicas de bordado, que tem um simbolismo por carregar a história de gerações de mulheres. Tralhando com a técnica de tufting, ela apresenta peças da série intitulada O que Me Consome, com formas orgânicas. “A impressão é de pintar uma tela em branco, só que com a lã, que é uma matéria-prima tridimensional”, afirma.

Mulher segura e olha para uma pistola de tufting (tapeçaria)
Jéssica e sua pistola: inspiração em outras gerações (Juss/Criatura Studio/Divulgação)

O designer Jan Albuquerque se ambientou com o mundo de tricôs e crochês quando observava suas avós. Com a tufagem manual, ele quebra o modelo-padrão de tapeçarias, trazendo como inspiração a arquitetura da cidade de São Paulo. Morador do centro, ele vende suas peças únicas, criadas sob encomenda, na sua marca Tapete Torto, nascida em novembro passado. “Gosto da troca com outros criadores. É bom ter recomendações de materiais, porque é duro ser pioneiro”, brinca o artista sul-mato-grossense.

Continua após a publicidade
Montagem com duas fotos. A primeira mostra Pessoa estende um tapete na sua frente. Peça é vermelha e abstrata com formas verde, amarela, branca e tons de rosa. A segunda imagem é Homem moreno segura uma pistola de tufting (tapeçaria) com uma bola de tricô.
O designer Jan Albuquerque: nome por trás da marca paulistana Tapete Tortto (Arquivo Pessoal/Divulgação)

O casal Isabela Maia e Leonardo Vieira é dono da marca Futuro, que produz, além de blusas e bolsas, os queridinhos espelhos com bordas coloridas e tapetinhos lúdicos cheios de vida. Tudo começou quando Vieira quis aprender alguma atividade nova durante a pandemia e enxergou no tufting um hobby. “Ele fez um tapete e postou. Em seguida, o pessoal ficou alucinado querendo”, lembra Maia.

Montagem com duas imagens. A primeira é Um menino, em céu aberto na grama, segura uma peça de tapeçaria que contém flores, um emoji feliz, nuvens e céu. A segunda é um casal jovem, formado por um homem e uma mulher.
Isabela e Leonardo: início na pandemia como hobby (Arquivo Pessoal/Divulgação)

Para a dupla de irmãs Gabriela Adami e Mariana Simonetti, a tapeçaria manual ainda é a solução nesta fase de adaptação com a pistola. Com cinco meses de vida, a Bimb, marca paulista, já encontrou seu caminho. Adami, artista autodidata, desenvolveu a técnica assistindo a vídeos no YouTube. “Eu quero dar textura, volume. Esses detalhes me inspiram”, diz ela. Com inúmeras referências, Adami busca transformar as peças em sua própria linguagem.

Continua após a publicidade
Quatro fotos em polaroid, de meninas segurando peças de tapeçaria azul, são postas na mesma peça de tapeçaria
Mariana Simonetti e Gabriela Adami: irmãs e parceiras de produção (Arquivo pessoal/Divulgação)

ONDE ENCONTRAR NO INSTAGRAM:

  1. @bimb.online
  2. @futuro.sp
  3. @jessicacosta
  4. @tapetetorto

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Publicado em VEJA São Paulo de 26 de maio de 2021, edição nº 2739

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.