Dezoito fatos sobre o Shopping Ibirapuera que você talvez não soubesse
O centro de compras completa 40 anos em agosto. Listamos curiosidades sobre um dos mais antigos centros de compras da capital
Um dos shoppings mais antigos da cidade, o Ibirapuera completa 40 anos em agosto e já iniciou as comemorações. Localizado na Avenida Ibirapuera, o centro de compras tornou-se o queridinho da região, sendo importante aliado na ascensão do bairro de Moema, que há décadas tem um dos metros quadrados mais valorizados da capital paulista.
+ O melhor de três: o teste do pão de queijo
Para entrar na onda dos festejos pelo aniversário do local, listamos dezoito curiosidades sobre o negócio. Confira:
1 – O Shopping Ibirapuera foi o segundo a ser construído na cidade. Inaugurou em 1976, quando a capital tinha apenas o Shopping Iguatemi.
2 – A obra durou um ano e nove meses e 3 000 operários trabalharam na construção. Na época, o investimento custou cerca de 20 milhões de cruzeiros.
+ 9 curiosidades sobre o Shopping Leste Aricanduva
3 – Ele já foi o maior shopping do país, entre 1995 e 1997. Por isso, entrou para o Guinness Book. Com 163 000 metros quadrados, ainda aparece na lista dos maiores da capital.
4 – No terreno onde foi construído o centro de compras, existia antes uma tecelagem chamada Indiana.
5 – O Ibirapuera ajudou a criar a tradição dos grandes eventos organizados pelos centros comerciais. Na foto acima, de 1993, cerca de 7 000 pessoas se aglomeraram no estacionamento para o sorteio de trinta carros.
6 – No jardim em frente ao shopping, localizado na Avenida Ibirapuera, há uma árvore pau-brasil plantada em 1985 pelo paisagista Burle Marx.
+ 31 presentes por até 100 reais para o Dia das Mães nas fast-fashions
7 – Quando iniciou as atividades, tinha 278 lojas em operação. Hoje, são 426.
8 – Única loja física do e-commerce, a Casa do Herói vende centenas de miniaturas e réplicas diversas, com foco nos colecionadores.
9 – Para comemorar o segundo aniversário do centro, a confeitaria Brunella preparou um bolo de 4 toneladas, consumido por 100 000 pessoas. A guloseima durou apenas dois minutos.
+ Teto desaba em shopping da capital
10 – O fluxo mensal no shopping é de cerca de 2 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela administração.
11 – Nos corredores e área externa, dá para admirar esculturas de artistas como Roberto Vivas, Caciporé, Francisco Stockinger, Carlos Tenius e Doely Moreno, todas instaladas desde o início das atividades.
12 – A primeira loja C&A da América Latina foi inaugurada ali, em 1976.
13 – No início, não havia praça de alimentação, pois o conceito não era comum. As praças começaram a ser implantadas somente a partir de 1990.
+ Natura inaugura sua primeira loja física no MorumbiShopping
14 – O shopping é gerido pelos próprios lojistas, não existe administradora. Por isso, marcas não tão conhecidas, raras em outros centros de compra, marcam presença por lá.
15 – Atualmente, o Ibirapuera conta com a primeira loja Endossa instalada em um shopping. O negócio adota o sistema colaborativo, em que cada espaço é alugado para marcas e confecções menores venderem suas produções.
16 – O projeto Ibirapuera Recicla, iniciado em 2007, já doou mais de 154 000 reais para instituições e projetos focados em populações carentes. Isso tudo apenas com a venda de latas de alumínio (cerca de 70 toneladas) recolhidas nas praças de alimentação.
+ Teatro Morumbi Shopping inaugura em 20 de maio
17 – Confira algumas lojas que estão no Ibirapuera desde a inauguração: A Miniatura, Andorra, Arigatô, Bayard, Bleblarru, C&A, Fascar, Fototica, Guiné, H. Stern, Jacques Janine, Jogê, Kopenhagen, Lojas Americanas, Mários Cabeleireiros, Ofner, Pietro Spinelli, Tabacaria Lee, Uchikawa, Via Veneto e Viena.
18 – Apesar de ser um grande shopping, não tem salas de cinema.