Serra da Mantiqueira: turismo gastronômico a poucas horas de São Paulo

Queijos, vinhos e azeites são algumas das especialidades produzidas na região

Por Fabio Codeço e Saulo Yassuda
4 abr 2025, 06h00
picnic-santo-antonio-do-pinhal
Piquenique no Espaço Essenza, em Santo Antônio do Pinhal: fabricação própria (Regis Silva/Divulgação)
Continua após publicidade

A Vejinha separou um roteiro para quem quiser aproveitar o feriadão da Semana Santa, que acontece entre os dias 18 e 20 de abril, e de Tiradentes, no dia 21 de abril, que vão emendar neste ano. Confira abaixo cinco opções de passeios gastronômicos na Serra da Mantiqueira.

Santo Antônio do Pinhal (SP)

Óleos nobres

Diferente do vinho, que melhora com o tempo, o azeite precisa ser consumido fresco, quanto mais, melhor. Para quem é apreciador dessa iguaria e não dispensa qualidade, esta é uma boa época para visitar a Fazenda do Azeite Sabiá, em Santo Antônio do Pinhal, onde a colheita acaba de acontecer.

azeite-santo-antonio-do-pinhal
(Mário Rodrigues Jr./Divulgação)

O passeio pela produtora de alguns dos azeites brasileiros mais premiados no mundo junta no mesmo programa conhecimento e sabor. A visita guiada (69 reais por pessoa) permite ver de perto o processo de produção e conhecer mais sobre a olivicultura no Brasil e em outros países e sobre a história da marca, criada pelo casal Bob Costa e Bia Pereira. No fim, uma degustação ensina a reconhecer defeitos e qualidades de um bom produto, numa prova harmonizada com queijos, pães e frutas.

O tour acontece em quatro horários diários (10h, 11h30, 14h30 e 16h) e pode ser acrescido de um menu em três tempos (nesse caso, a experiência sai por 149 reais; oferecida somente aos sábados e domingos, às 16h, mas estará disponível também na sexta, 18 de abril). Recomenda-se reservar.

Estrada Municipal Pedro Joaquim Lopes, 3931, Lajeado, (12) 3666-2282. Qui. a seg. e feriados, 10h/16h30. @azeitesabia. (Fabio Codeço)

Continua após a publicidade

Um luxo de piquenique

Ainda nos arredores da cidade de Santo Antônio do Pinhal, o Espaço Essenza, produtor de azeites, vinhos — incluindo um premiado rosé —, truta e charcutaria artesanal, também serve um bom programa ao turista. Diante de um olival, com laguinho e linda vista das montanhas, a dica é adquirir a cesta de piquenique com produtos de fabricação própria, como pão de fermentação natural assado na hora, empanadas, geleias, brownie, suco, azeitonas locais em conserva e uma tábua com os ótimos itens de charcutaria da casa (linguiças variadas, copa lombo e culatello, por exemplo), além de queijos, uma garrafa de vinho, taças e demais utensílios por 560 reais (para duas pessoas).

picnic-santo-antonio-do-pinhal
(Regis Silva/Divulgação)

Mais em conta, o tour Sabores da Mantiqueira (180 reais) começa com um espumante de boas-vindas, antes de uma visita guiada por um sommelier, e termina com uma harmonização com embutidos, pães artesanais, azeite e três vinhos.

Para informações e reservas, (12) 99687-3643. @espacoessenza.oficial. (F.C.)

Continua após a publicidade

Amparo (SP): Queijos Premiados

No caminho para quem visita a turística Serra Negra, no chamado Circuito das Águas, a cidade de Amparo abriga a Fazenda Atalaia, uma das mais prestigiadas produtoras de queijo artesanal do estado de São Paulo. Provar iguarias in loco, como o seu premiadíssimo queijo Tulha — maturado por cerca de doze meses, lembra um parmesão e foi a primeira medalha de ouro para um queijo brasileiro em concurso na Espanha, em 2016 —, já seria um bom programa. Mas a propriedade centenária, instalada numa antiga fazenda de 1870, oferece mais.

amparo-queijos
Profissional monitora a produção: queijo e história (Meire Cardoso/Divulgação)

De terça a domingo ou em feriados, um tour guiado de aproximadamente 50 minutos oferece uma aula ao abordar temas como o ciclo do café e a importância da ressignificação econômica de propriedades históricas. O passeio inclui visita ao meliponário de abelhas nativas sem ferrão, às áreas de ordenha e manejo de animais, à sala de maturação e se encerra com uma degustação personalizada de queijos locais. Não é preciso reservar e custa 45 reais (crianças de 6 a 12 anos pagam 35).

Outra pedida ali é tomar um café da manhã, servido das 9h às 11h. No cardápio à la carte, somente produtos de origem, a exemplo do pão de fermentação natural servido com o delicioso requeijão de corte (13 reais) ou a porção de oito pães de queijo feitos com Mantiqueira e Tulha, acompanhada de ovos (20 reais). No intuito de tornar Amparo um destino, e não só passagem, os proprietários da Atalaia acabam de abrir na cidade a Casa Origem, misto de empório de produtos locais e restaurante comandado pela chef Eduarda Botton.

Continua após a publicidade

Rodovia SP 352, km 137,5, Alferes Rodrigues, (19) 99750-8129. Diariamente, 9h/17h. @fazendaatalaia. (F.C.)

Espírito Santo do Pinhal (SP): Vinhos, gastronomia e paisagem

Nem só de São Roque vive o mundo do vinho paulista. Se você estiver a fim de uma escapada maior, uma ida à Guaspari costuma valer a pena. São cerca de 200 quilômetros que separam São Paulo de Espírito Santo do Pinhal, na região da Serra da Mantiqueira, onde projetos vitivinícolas têm alcançado êxito.

Com uma das maiores estruturas de enoturismo da região, a vinícola Guaspari apresenta diferentes opções de passeio, todas com degustação de vinhos (o que mais importa, certo?), e visita a parte dos 50 hectares de vinhedo, ao espaço produtivo com jeitão de fábrica e à cave de barricas, sempre ouvindo detalhes sobre a elaboração da bebida. A versão mais básica custa 348 reais, tem duração de duas horas e meia e termina com uma prova de quatro rótulos, que costumam variar, na companhia de bruschettas. Rola aos sábados, às 10h, mas as vagas estão esgotadas para este feriado. O mesmo tour, mas com uma degustação apenas de vinhos de syrah, a principal casta da região, junto de comidinhas, sai um pouco mais caro (428 reais, de sexta a domingo).

espirito-santo-do-pinhal-degustacao-de-vinho
Guaspari: visitas com degustação (Órix Media House/Divulgação)
Continua após a publicidade

A área mais instagramável é a chamada Casa Guaspari, que quer lembrar a Toscana, com uma estátua de javali, como a do Mercato Nuovo de Florença — dá para deixar uma moeda e fazer um desejo. Ali, enquanto se admira o cenário verde ao redor, pode-se provar um menu harmonizado (598 reais o pacote de refeição e passeio, de sexta a domingo). As reservas devem ser feitas com antecedência. A partir de terça (8), será possível comer no novo restaurante, o Guaspari Cozinha de Raízes, tendo feito ou não visitação guiada.

Rua Pedro Ferrari, 300, Espírito Santo do Pinhal, (19) 3661-9191. 9h/18h. (Saulo Yassuda)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.