São Paulo recebe a II Fli Sampa, festival literário com autores nacionais e internacionais
O evento receberá os autores Conceição Evaristo e Valter Hugo Mãe, além de programação com feira de livros, palestras, saraus e outras atividades

Entre esta terça-feira (19) e sábado (23), o II Festival Internacional Literário de São Paulo, o Fli Sampa, chegará à capital paulista com programação gratuita e aberta aos amantes de literatura.
Com atividades no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e na Biblioteca Mário de Andrade, o evento terá palestras, saraus, contação de história, cursos, espetáculos teatrais e musicais, além de uma feira literária com 30 editoras.
O festival reunirá estudantes, educadores, escritores, artistas, ilustradores e a comunidade interessada em ações de incentivo à literatura e formação de novos leitores.
Conceição Evaristo e Pedro Bandeira
Entre os destaques da II Fli Sampa está o bate-papo com a escritora mineira Conceição Evaristo no CCSP, na quinta-feira (21). A autora de clássicos como Ponciá Vivêncio (Pallas, 2003) e Olhos d’Água (Pallas, 2014) conversará com o público sobre memória, identidade e resistência.
Outra presença confirmada é Pedro Bandeira, um dos maiores nomes da literatura infanto-juvenil nacional. Na sexta-feira (22), no CCSP, o escritor compartilhará sua trajetória e conversará com a plateia sobre leitura na infância. O festival também contará com personalidades internacionais da literatura, como o escritor português, Valter Hugo Mãe.
Oficinas, saraus e exposições
A programação conta ainda com oficinas de ilustração com André Neves e Ivo Minkovicius, além de ativações promovidas pela Revista Qualé e Revista Ciência Hoje. Os estudantes das Academias Estudantis de Letras (AEL) e de outros projetos literários das unidades também protagonizarão peças teatrais, slams, saraus e ações de acolhimento poético com o público presente.
O festival também contará com três exposições: os 20 anos da Imprensa Jovem e da Academia Estudantil de Letras (AEL) serão festejados em uma mostra com objetos, materiais e adereços que marcaram essas histórias, juntamente com a exposição dos 30 anos do Memorial da Educação Municipal (MEM) e 45 anos da Biblioteca da SME.
Programação nos CEUs
Em ação inédita, nesta edição, todos os Centros Educacionais Unificados (CEUs) contarão com programação relacionada à Fli Sampa. Crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos CEIs e CEMEIs também receberão contações de histórias voltadas para os bebês. Além disso, os CEUs receberão shows, peças teatrais e palestras com escritores, com destaque para o poeta Sérgio Vaz, que fará bate-papo em 8 CEUs, e para Cidinha da Silva, que estará presente em 9 unidades.
O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC). Confira a programação completa aqui.
Serviço
Festival Internacional Literário de São Paulo — Fli Sampa. Data: 19 a 23 de agosto. Horário: 19 a 22 de agosto – 10h às 22h e 23 de agosto – 14h às 21h. Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade.Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – República.