Roteiro de observação de pássaros reúne opções de passeios em SP
Municípios paulistas, como Ubatuba, têm mais de 500 espécies de aves catalogadas; lista reúne sugestões de atividades, hospedagens e restaurantes

Observar pássaros é uma forma de se conectar com a natureza em um passeio diferenciado. Uma nova série de roteiros reúne opções de passeios para praticar o hobby e se encantar com a beleza da fauna em municípios de São Paulo.
A publicação “Roteiros de Observação de Vida Silvestre”, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), apresenta dicas para conhecer espécies das regiões turísticas do Litoral Norte, Mantiqueira Paulista, Circuito das Águas Paulista, Cuesta Paulista, Maravilhas do Rio Grande e Vale do Ribeira.
A lista de rotas contém informações sobre os nomes das aves locais e sugestões de atividades, hospedagens e restaurantes, além de outros atrativos. Entre as cidades contempladas estão Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Votuporanga, São José dos Campos, Botucatu e Pindamonhangaba.
Há também um destaque para parques estaduais, como o Parque Estadual Carlos Botelho e o Parque Estadual Serra do Mar.
Alguns municípios, como Ubatuba, têm mais de 500 espécies de aves catalogadas. Na capital paulista, são 372 espécies catalogadas pela Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente — mais do que todo o Chile ou Portugal.
Uma dica é o distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, que tem uma visão favorecida pelo relevo acidentado e presença de extensos remanescentes florestais e espécies ameaçadas de extinção como o sabiá-cica e o papagaio-de-peito-roxo.
As aves podem ser observadas a “olho nu” ou com binóculos, cadernos de anotação, máquinas fotográficas e guias de aves.
A publicação foi lançada neste fim de semana, durante a Avistar Brasil 2025, encontro de observação de natureza. Ela pode ser encontrada no site da Setur-SP.