Rodrigo Santoro brilha no Festival de Gramado com homenagem histórica
Prestes a fazer 50 anos, ator celebra 30 anos de carreira e ganhou estrela na calçada da fama

O ator Rodrigo Santoro foi o grande protagonista da noite de abertura do 53º Festival de Cinema de Gramado, na noite de sexta-feira (15) ao receber o cobiçado Kikito de Cristal, consagração dos seus 30 anos de carreira. O astro está prestes a completar 50 anos.
O evento oficial começou com emoção: o clássico tapete vermelho foi transformado em tapete azul, homenagem simbólica ao filme “O Último Azul”, que foi exibido na sequência. Santoro, acompanhado pela mulher, Mel Fronckowiak, e pelos pais, entrou sob os aplausos da plateia, que gritava seu nome.
Um dos atos mais marcantes da noite foi quando o ator eternizou suas mãos na famosa Calçada da Fama, gravando seu legado na cidade símbolo do cinema brasileiro. Em discurso emocionado, Santoro lembrou que valorizou cada etapa de sua trajetória.
“Nunca separei minha carreira no Brasil e a minha carreira internacional. Sempre foi uma jornada só, mas meu coração é absolutamente brasileiro”, declarou o ator.
O momento ganhou ainda mais significado quando Santoro participou da produção do próprio troféu que recebera, ao visitar a Cristais de Gramado — local onde o Kikito de Cristal é artesanalmente moldado por mestres vidreiros em cristal murano com toque de ouro 24k.
A homenagem foi sucedida pela exibição do premiado longa “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro. O filme, que teve estreia mundial em Berlim com o Urso de Prata e outros prêmios internacionais, chega aos cinemas brasileiros no dia 28 de agosto.
Ambientado em um cenário distópico na Amazônia, o enredo acompanha a jornada de Tereza (Denise Weinberg), de 77 anos, tentando realizar um último desejo antes de ser relocada pelo governo para uma colônia de idosos — Santoro interpreta um barqueiro que cruza seu caminho.
O Festival de Gramado, um dos eventos mais importantes do cinema nacional e latino‑americano, acontece até o dia 23 de agosto e reafirma, mais uma vez, seu papel fundamental como plataforma de celebração e reconhecimento dos talentos do audiovisual.