Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Primeira ursa-polar nascida na América Latina completa 1 ano com festa no Aquário de SP

Filha de Aurora e Peregrino, Nur nasceu por meio de parceria entre o Aquário de São Paulo e o Zoológico de Kazan, na Rússia

Por Mirela Costa
19 nov 2025, 15h16
ura-polar-nur
O aniversário de Nur teve celebração especial no Aquário de São Paulo (Aquário de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

A pequena Nur, a primeira filhote de urso-polar nascida na América Latina, completou um ano nesta segunda-feira (17). No Aquário de São Paulo, as comemorações do aniversário contaram com atividades interativas para o público, lançamento de livro com a história da filhote e a inauguração do “Cantinho da Nur” espaço com registros do primeiro ano da ursa-polar.

A festa teve ainda bolo preparado exclusivamente para consumo do animal. Agora, a ursinha filhote já tem 1,70 e pesa 93 quilos.

Conheça a história da ursa-polar

Filha de Aurora e Peregrino, vindos do Zoológico de Kazan, na Rússia, como parte de um programa internacional de conservação da espécie, Nur nasceu em 17 de novembro de 2024. Assim que a equipe do Aquário constatou a gravidez de Aurora, tiveram início os preparativos para o nascimento da filhote. 

Durante a gravidez, a ursa-polar permaneceu em um ambiente adaptado para simular condições naturais, com escuridão total e temperatura controlada entre 10° graus negativos e 0º grau. Aurora também reduziu as interações com Peregrino, pai de Nur, já que as fêmeas da espécie não costumam manter contatos com machos fora do período reprodutivo.

Continua após a publicidade

A filhote, que nasceu com 400 gramas, teve seu nascimento e seus primeiros meses registrados por quatro câmeras de monitoramento à distância.

A pequena foi apresentada ao público no dia 27 de fevereiro e, desde então, vive com a mãe em um recinto específico aberto para visitação do público.

Parceria entre Brasil e Rússia

Aurora e Peregrino estão no Brasil há cerca de uma década. A vinda dos ursos faz parte de uma parceria técnico-científica com o Zoológico de Kazan, incluindo intercâmbio de conhecimento e suporte financeiro.

Continua após a publicidade

Um dos projetos dessa colaboração foi a tradução para o russo do livro Polar Bears: The Natural History of a Threatened Species (2011), de Ian Stirling, distribuído em instituições russas para fomentar estudos sobre a espécie.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês