Quinze passeios que você precisa fazer para dizer que conhece São Paulo
Bolamos uma lista com atrações que devem ser vistas de perto
São Paulo é uma cidade geograficamente imensa, sabemos. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, até mesmo nós, paulistanos, não conseguimos conhecer direito os pontos turísticos que os turistas buscam quando vêm para cá.
+ Testamos o novo ônibus turístico de dois andares
Não deixe de reservar um tempo na agenda e montar seu roteiro. Confira quinze passeios que você precisa fazer para dizer que conhece São Paulo:
Arranha-céus
Quem nunca quis ver São Paulo do alto? Nos edifícios Copan, Altino Arantes (conhecido como Banespa; fechado para visitas temporariamente), Itália e Martinelli, é possível tirar belas fotos e ter uma visão ampla do skyline paulistano. E o melhor: sem gastar nada.
+ Uma lista de lugares para ver São Paulo do alto
Avenida Paulista
Trata-se do centro financeiro e principal avenida da cidade, Nela, encontram-se diversos shoppings com lojas queridinhas do público, uma livraria onde você consegue passar horas em busca de títulos legais, feirinhas gastronômicas itinerantes e, por que não, um parque?
Bairro da Liberdade
Reduto oriental na cidade, a tradição vai da arquitetura à vida gastronômica. Nos mercadinhos da região, comidas e bebidas japonesas e chinesas tomam conta das prateleiras. Aproveite para comer quitutes feitos na feirinha realizada aos sábados e domingos.
+ Nove lojas boas e baratas na Liberdade
Bairro do Bixiga
De tradição italiana, o bairro reúne diversas casas de massas que farão qualquer um babar só de olhar o cardápio, a exemplo do Capuano – considerado o restaurante mais antigo da cidade – e da saborosa C…Que Sabe. A famosa Festa de Nossa Senhora da Achiropita anima as ruas do bairro anualmente. E não para por aí. Você precisa de mais motivos para conhecer o Bixiga de pertinho? Nós listamos 25 deles!
Catedral da Sé
Entre tantas belas igrejas na capital, essa se destaca. Não é por menos. Em sua praça, de mesmo nome, encontra-se o marco-zero da cidade, assim como palmeiras que trazem a natureza para perto do concreto do centro. O que pouca gente sabe, é que, no subsolo do edifício, há uma cripta com capela que pode ser visitada. Ali, estão enterrados personagens importantes para a história da cidade, como o índio Tibiriçá e o primeiro bispo brasileiro, Antônio Joaquim de Mello.
Coxinhas
Salgado amado pelos paulistanos, pode ser facilmente encontrado em qualquer esquina. Mas você não deve deixar de experimentar as clássicas versões do bar Frangó, na Freguesia do Ó, ou do Veloso, na Vila Mariana.
Museu da Imagem e do Som
Certamente, trata-se de um dos museus com as exposições mais badaladas da cidade. Ali, milhares já fizeram filas para ver de perto mostras inspiradas em David Bowie, Stanley Kubrick e Tim Burton. A dica é comprar antecipadamente o ingresso pela internet, quando possível.
+ Saiba tudo sobre a mostra de Tim Burton, no MIS
Feirinhas de antiguidades
Nesses eventos, objetos de decoração, brinquedos, equipamentos diversos e até mesmo notas e moedas antigas tomam conta das barraquinhas. Fique ligados nessas dicas: feiras na Praça Benedito Calixto, no vão do Masp e no Bixiga.
Galeria do Rock
Ali, todos os gêneros do estilo musical se unem. Você vai encontrar lojas de discos e CDs (com todas as capas que puder imaginar…), comércios de camisetas, acessórios, estamparias e estúdios de piercing e tatuagem.
Masp
Com os recém-colocados cavaletes de vidro, que deixam o espaço do museu visualmente mais bonito, você tem mais uma desculpa pra conferir de perto as obras de pintores renomados. Não deixe de passar um tempo descansando também no vão livre abaixo do museu.
Mercado Municipal
Com a diversidade de frutas, verduras, peixes e castanhas no conhecido Mercadão, é possível passar uma tarde toda procurando boas ofertas por ali. Não vá embora sem provar o pastel de bacalhau ou o tradicional sanduíche gigante de mortadela.
+ Por dentro do Mercado Municipal de São Paulo: curiosidades e tradições
Parque do Ibirapuera
Aos sábados e domingos, mesmo com a grande lotação, não é preciso disputar um lugar o ao sol. Imenso, o parque reúne museus, lagos, quadras e muitos, muitos gramados para quem quiser simplesmente relaxar.
Pátio do Colégio
Local de fundação e primeira construção da cidade, ali é possível conferir o Museu Anchieta e a igreja onde foi rezada a primeira missa da capital.
Rua 25 de Março
Se pessoas de outros estados organizam excursões para aproveitar as ofertas da rua, por que é que um paulistano não faria o mesmo? Na via repleta de promoções, é possível encontrar papelarias, lojas de tecido, bijuterias, brinquedos… Reserve um dia, calce um sapato confortável e boas compras!
+ Presentes que não parecem ter sido comprados na 25 de Março
Grandiosa e surpreendente. Na sala de concertos, situada na Estação Júlio Prestes, costumam se apresentar orquestras de renome. O teto do espaço se adequa ao tipo de exibição para que o som se propague da melhor forma possível.