Entre páginas coloridas e personagens inesquecíveis, descubra obras que podem ser transformadoras para as crianças
Por anaclaraelfaro
Atualizado em 11 out 2025, 17h37 - Publicado em 11 out 2025, 08h00
Livros infantis: seleção com dicas de obras que tratam de temas variados (FREEPIK/Divulgação)
Continua após publicidade
O livro infantil é um dos primeiros amigos de uma criança. Com ele, é possível aprender a ler, desenvolver a imaginação, entrar em mundos coloridos, descobrir lições de vida e dar boas risadas. A magia acontece quando, com poucas palavras e belas ilustrações, até as mensagens mais duras da vida são transmitidas com leveza.
Ao crescer, muitas vezes esquecemos o que aprendemos nessas páginas sobre gentileza, felicidade, amor, medos e até sobre o luto. Ao revisitá-las, mesmo adultos, percebemos que os chamados “livros infantis” são, na verdade, leituras para todas as idades. Em muitos casos, eles dialogam até mais com os crescidos do que com as crianças.
A complexidade de criar uma publicação para o público infantil é surpreendente: cada detalhe importa. “Cada elemento que está ali, o formato do livro, o tipo de papel, as cores, contribui para a experiência”, explica a especialista Juliana Pádua, doutora em letras, pesquisadora e curadora de literatura infantil. “Um livro mais horizontal, por exemplo, convida a uma leitura mais pausada, sobre a passagem do tempo. Os mais compridos, verticais, sugerem movimento.”
Para Juliana, a própria leitura é uma forma de brincar. O livro, como objeto, instiga e estimula sentidos diversos, ampliando o conceito de leitura para além das palavras. “Tem exemplares que é preciso colocar no chão para ler, de tão grandes. Outros, minúsculos, exigem que a gente se aproxime. Cada um pede uma corporalidade, uma relação física e sensorial com o leitor.”
A seguir, estão selecionadas algumas dicas de leitura infantil que tratam de temas variados, com sensibilidade e humor. Aviso: embora sejam feitos para crianças, adultos também podem se encantar e reencontrar a criança interior que sempre existirá.
Seleção de Juliana Pádua
A mancha (FTD), Guilherme Gontijo Flores (FTD/Divulgação)
Aporofobia (Companhia das Letrinhas), Blandina Franco (Companhia das Letrinhas/Divulgação)
Continua após a publicidade
Chapeuzinho Vermelho-Limão (Ciranda na Escola), Marina Bastos (Ciranda na Escola/Divulgação)
Este livro não é só para ler sentado (Biruta e Gaivota), Yuri de Franco (Biruta e Gaivota/Divulgação)
O porteiro (Gato Leitor), Vitor Rocha (Gato Leitor/Divulgação)
O urso-coelho (Tordesilhinhas), Andrea J. Loney (Tordesilhinhas/Divulgação)
Um dia feliz (Alegriô), Patrícia Santana (Alegriô/Divulgação)
Continua após a publicidade
Um belo lugar (V&R), Alexandre Rampazo (V&R/Divulgação)
Siribiscoito (Biruta e Gaivota), Marion Jamault (Biruta e Gaivota/Divulgação)
Refugiados (Moderna), Ilan Brenman (Moderna/Divulgação)
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe mensalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do SP