Dia do Orgulho LGBTQIA+ tem programação especial na cidade
Confira opções de exposições, caminhada e mesas de conversas
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado nesta sexta-feira (28). A data homenageia as rebeliões de Stonewall, bar em Nova York que foi palco de manifestações, na mesma data em 1969, após a repressão e violência policial contra a comunidade queer no local.
Em São Paulo, museus e entidades culturais promovem uma programação especial para celebrar o dia que é um marco para a comunidade no mundo todo.
Confira abaixo um roteiro.
CUIR SOU, notas sobre afetividade
Está em cartaz na Galeria Verve, no Centro, CUIR SOU, notas sobre afetividade, exposição que reúne 42 obras, entre vídeo-performance, pintura, fotografia, desenho, escultura e instalação, de 33 artistas que versam sobre as afetividades das pessoas queer. Nomes como Lia D Castro, Karola Braga, iah bahia, Mayara Ferrão e Randolpho Lamonier estão presentes.
Galeria Verve. Avenida São Luis, 192, Sobreloja 06 [Edifício Louvre], Centro. 3237-3247. Ter. a sex., 11h/18h. Sáb., 12h/17h. Até 3/8. vervegaleria.com
Mostra LGBT+VR
Nos dias 28 e 29 de junho, a Prefeitura de São Paulo realiza a mostra LGBT+VR, composta por quatro exposições audiovisuais imersivas que apresentam a temática queer. A mostra gratuita é apresentada via óculos de realidade virtual e inclui as obras Queer Utopia, dirigida por Lui Avallos, Deeper, da Janaína Leite, Corpo Invisível, de Lia Kulakauskas e Secret iD, de Nivaldo Godoy.
Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473, Centro. 2899-7370. Sex. (28), 12h/18h. Sáb. (29), 14h/18h. Grátis
Ocupação Adé Dudu (Museu Afro Brasil e Batekoo)
O Museu Afro Brasil Emanoel Araújo preparou uma programação especial para sexta (28) e sábado (29) em parceria com a Batekoo, coletivo e plataforma de ações artísticas, culturais e educativas. Em uma união do setor pedagógico das duas instituições, será realizada a Ocupação Adé Dudu no espaço cultural. Haverá mesas de diálogo, exibição de filmes e uma oficina gratuita de formação em discotecagem exclusiva para o público trans/travesti. As inscrições estão abertas no site do museu. Aqueles que comparecerem sem inscrição prévia poderão participar, mas não receberão certificado.
Museu Afro Brasil Emanoel Araújo. Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana. Sex. (28), 19h. Sáb. (29), 10h às 16h. Grátis.
Rolezinho Peripatético | No Paiçandu Deixem Meu Sexo (Museu da Diversidade Sexual e Casa Mário de Andrade)
As duas instituições realizam no próximo sábado (29) a atividade que combina os tradicionais “Rolezinho”, do Museu da Diversidade Sexual, e “Encontro Peripatético”, da Casa Mário de Andrade.
A ação convida o público a uma caminhada pelo Centro Novo de São Paulo, explorando espaços que dialogam tanto com a obra e biografia do escritor paulista quanto com a história de profissionais do sexo e de pessoas LGBTQIA+. Ainda acontece uma roda de conversa com o tema “Dissidência sexual e literatura em Mário de Andrade”, que será realizada no mesmo dia, 29/06, às 15h, no museu Casa Mário de Andrade.
As inscrições podem ser realizadas no site poiesis.education1.com.br até esta sexta-feira (28). Serão disponibilizadas 30 vagas para participação presencial.
Ponto de encontro: Museu da Diversidade Sexual (estação do metrô República). Sáb.(29), às 15h. Grátis.