Nova mostra da Pinacoteca terá obras de Andy Warhol e Edward Hopper
Exposição internacional com 78 artistas norte-americanos terá gravuras, pinturas e fotografias que retratam aspectos da vida urbana
Com 150 pinturas e fotografias trazidas de dezesseis instituições culturais, a Pinacoteca de São Paulo inaugura em 27 de agosto sua primeira exposição internacional desde o início da pandemia. Com o título Pelas Ruas: Vida Moderna e Experiências Urbanas na Arte dos Estados Unidos (1893-1976), a mostra recebe trabalhos de americanos como Andy Warhol, Edward Hopper, Charles White, Emma Amos e Gordon Parks — no total, serão 78 artistas.
“Será um panorama da arte dos Estados Unidos além dos nomes mais conhecidos, com uma gama mais ampla, que inclui repertório de afro-americanos e Fritz Scholder, um indígena da década de 70”, adianta a curadora chefe Valéria Piccoli.
Todo o fio narrativo, segundo ela, será baseado na modernidade e na vida na cidade, com imagens que traduzem o significado de urbanismo americano, seja com arranha-céus, trabalhadores ou espaços que representam a sensação de movimento ou solidão. “E a parte final destaca as causas raciais, algo que não poderíamos ignorar.”
Obras de teor político, que exploram o espaço urbano como palco para manifestações, fazem parte dessa curadoria. Todas datam de 1893 — ano da Exposição Universal, em Chicago, evento que marca a primeira vez que o Brasil se apresenta internacionalmente como um país republicano e alinhado com os valores políticos dos Estados Unidos — até 1976, celebração do bicentenário da independência americana.
LEIA MAIS | Sampa Sky dobra de tamanho e terá novos mirantes com vista panorâmica
Farão parte desta seleção o óleo sobre tela Dawn in Pennsylvania (1942), de Hopper; a pintura Eva the Babysitter (1973), de Ammos, que toca em temas como racismo e sexismo; e uma serigrafia em papel de 1965, assinada por Warhol, que aborda um episódio de violência policial ocorrido no estado do Alabama.
Praça da Luz, 2, Bom Retiro, ☎ 3324-1000. ♿ Quarta a segunda, 10h/18h. R$ 20,00 (grátis aos sábados). pinacoteca.org.br
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de agosto de 2022, edição nº 2801