Museu do Ipiranga terá evento de inauguração em 6 de setembro
No dia 7, museu será aberto apenas aos trabalhadores da obra e alunos de escolas públicas; a partir do dia 8, público em geral poderá visitar
O Museu do Ipiranga terá um evento de reinauguração em 6 de setembro, segundo a Secretaria Estadual de Cultura, um dia antes da comemoração do bicentenário da proclamação da independência do Brasil. No dia 7, o museu será aberto apenas para os trabalhadores que atuaram na obra de restauração e seus familiares, além de estudantes de escolas públicas. Já no dia 8, o público em geral poderá visitar.
+ “Tudo acontece aqui”, diz Roberto Monteiro, delegado seccional do Centro
A pasta negou que tenha havido alguma antecipação para evitar que manifestações políticas interfiram no evento e que a data já estava definida previamente. Em 7 de setembro, devem ocorrer na capital e em outras cidades do país, manifestações políticas em prol do presidente Jair Bolsonaro (PL) .
O evento de reinauguração deve ter cerca de 1.500 convidados, entre representantes do governo estadual, federal e da Prefeitura, além de patrocinadores e parceiros, que poderão ver em primeira mão como ficou o museu após a restauração. Será fechado ao público geral.
A partir do dia 8, quando o local será reaberto ao público, as visitas serão feitas mediante agendamento em um site que será disponibilizado em breve.
Em junho, VEJA SÃO PAULO publicou uma reportagem especial com detalhes sobre a obra, que custou 178 milhões de reais. O museu está fechado para o público desde 2013 devido a péssimas condições de estrutura, com rachaduras e infiltrações do teto ao chão, fiação exposta e sem um sistema adequado de proteção contra incêndios. Também passa por restauração o jardim francês que fica em frente ao local.