Avatar do usuário logado
OLÁ,

Museu do Ipiranga terá entrada gratuita neste domingo (13)

Gratuidade especial promovida pela Shell, mantenedora da instituição, dá acesso a todas as exposições de longa duração do espaço

Por Ana Mércia Brandão
Atualizado em 10 abr 2025, 14h51 - Publicado em 9 abr 2025, 15h28
Museu do Ipiranga
Fachada do Museu do Ipiranga (José Rosael/Divulgação)
Continua após publicidade

O Museu do Ipiranga terá entrada gratuita neste domingo (13). Normalmente, o acesso gratuito ao espaço ocorre apenas às quartas-feiras, no primeiro domingo de cada mês e nos feriados do aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, e da Independência, em 7 de setembro.

A gratuidade é oferecida pela Shell, mantenedora do museu, das 10h às 17h, com entrada até 16h. Neste dia, a retirada de ingressos deve ser feita diretamente na bilheteria do espaço, que abre às 10h.

Quem for ao Museu do Ipiranga no domingo poderá conferir as cinco exposições de longa duração do museu atualmente abertas, entre elas Uma História do Brasil, com esculturas e pinturas que apresentam uma versão da formação do Brasil, Para Entender o Museu, sobre a construção do edifício, e Casas e Coisas, com objetos de trabalho e decoração de diferentes residências paulistas dos últimos 150 anos, como louças, utensílios de cozinha e objetos de escritório.

Programação do Museu do Ipiranga em abril

No mês de abril, a programação do museu destaca narrativas indígenas. Visitas mediadas nos sábados (12, 19 e 26), às 14h, abordarão grandes obras do acervo que representam os povos indígenas por diferentes perspectivas. Há também datas em Libras, nos dias 16, 23 e 30, às 15h.

Fazem parte do roteiro pinturas como Cacique Tibiriçá e Neto (1932), de José Wasth Rodrigues, Ciclo da Caça ao Índio (1922), de Henrique Bernardelli, e Fundação de São Paulo (1909), de Oscar Pereira da Silva, que serão analisadas de maneira crítica pela equipe do Educativo que conduz a atividade.

Continua após a publicidade
museu-do-ipiranga-visita-guiada
‘Cacique Tibiriçá e Neto’ (1932), de José Wasth Rodrigues (Acervo Museu Paulista da USP/Divulgação)

No dia 26, das 14h às 18h, no auditório do museu, a pesquisadora Isabela Ferreira Sodré apresenta os principais resultados de sua pesquisa sobre as pinturas de brasões municipais pertencentes à Coleção José Wasth Rodrigues, sob a guarda do Museu Paulista da USP. As inscrições, gratuitas, ocorrem até o dia 21, no site uspdigital.usp.br/apolo.

O evento faz parte do ciclo Encontro com a Pesquisa, iniciativa do Museu Paulista da USP para aproximar o público das investigações realizadas a partir de seus acervos. Ao longo de 2025, serão promovidos 12 encontros mensais.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.