Mostra reúne Alexandre Herchcovitch, Vik Muniz e Marc Jacobs
Projeto que mescla moda e performance ocorre a partir de 9 de março, no Sesc Belenzinho, com a participação de nomes badalados como Ryan McNamara. Entrada será gratuita
Até o dia 19 de março, poucos dias antes da edição verão da São Paulo Fashion Week (18 de março), um evento que reúne estilistas e performers importantes como os brasileiros Alexandre Herchcovitch, Mauricio Ianês e Vik Muniz, além da belga Diane von Fürstenberg e do norte-americano Marc Jacobs, discute a relação entre moda e arte no Sesc Belenzinho.
A mostra MOVE!, criada e apresentada originalmente no museu PS1-MoMA, no Queens, em Nova York, terá oito pares de artistas e estilistas, que, por meio de instalações e performances, propõem uma reflexão sobre como essas duas culturas influenciam o comportamento contemporâneo. Haverá também um ciclo de palestras com integrantes da mostra e convidados de ambas as áreas nos dias 12 e 13 de março (terça e quarta), às 19h30, também no Sesc Belenzinho (mais informações abaixo).
Os responsáveis pela curadoria, Cecilia Dean, co-fundadora da revista Visionaire, David Colman, jornalista de arte e moda, e Antonio Haslauer, consultor brasileiro baseado em Nova York, convidaram artistas e estilistas com trabalhos em comum para que, juntos, pudessem criar algo inédito, interativo – e gratuito. Conheça os eleitos:
O artista americano Rob Pruitt e o estilista americano Marc Jacobs apresentam Looks
Uma passarela virtual com chroma key (efeito utilizado quando se deseja substituir o fundo por algum outro vídeo ou foto) convida o público a desfilar por ela. Em uma sala de projeção anexada, é possível depois assistir à própria imagem sobreposta a um vídeo do desfile de Marc Jacobs, que tem Madonna na primeira fila.
O artista suíço Olaf Breuning e a estilista americana Cynthia Rowley em Splash
O público vai vestir as peças (em tecidos lisos) criadas por Cynthia Rowley para, em seguida, tomar um banho de tinta. Esse momento, que lembra a cena do filme Carrie – A Estranha, será registrado por um fotógrafo. O resultado virá em forma de mostra, apresentando o processo criativo da nova “linha” de roupas.
O artista americano Ryan McNamara e os estilistas belga Diane von Fürstenberg e o brasileiro Oskar Metsavaht, da Osklen, em Pose
O nova-iorquino McNamara vai fotografar os visitantes fazendo “poses”, vestindo peças da coleção de Diane e Oskar. Um arquivo digital será produzido em forma de estampas, que vão crescer gradualmente ao longo da mostra.
Os grafiteiros brasileiros do Banzai Studio e o estilista Pedro Lourenço em GRAFICOUTURE
A conexão entre a rua, local de trabalho dos grafiteiros do Banzai, e a passarela, do jovem criador Pedro Lourenço, vai ser o foco dessa instalação. O público vai assistir, diariamente, à ação de grafiteiros em grandes telas de tecido. Depois disso, Pedro Lourenço irá conceder uma oficina para que os interessados possam confeccionar suas próprias peças, feitas com o tecido grafitado.
O artista americano Peter Coffin e a marca brasileira Ellus em Pé de Jeans
O artista nova-iorquino vai criar uma espécie de “teaser” do evento como um todo: ele vai cobrir troncos de árvores com calças jeans gigantes. A ideia, além de antecipar a mostra, é dar início à discussão sobre como a arte e a moda afetam o mundo em que vivemos.
Os brasileiros Ricardo de Castro e Dudu Bertholini, da Neon, em The Big Picture
A dupla vai ocupar a praça do Sesc Belenzinho e convidar os visitantes a vestir túnicas coloridas. Depois, vão poder colar adesivos da mesma estampa – criados por Ricardo de Castro – em superfícies de madeira. Um mosaico vivo e multicolorido será formado pela unidade durante todo o evento.
Os brasileiros Maurício Ianês e Alexandre Herchcovitch em Ligadura
Em silêncio, Maurício Ianês permanecerá como uma instalação viva, porém imóvel, vestindo peças de Herchcovitch (repetindo, de certa forma, a perfomance que realizou na Bienal de Arte de São Paulo, em 2008, quando permaneceu 13 dias sem roupas e sem comida, dependendo da “ajuda” do público). Ao longo da mostra, o público será convidado a trocar peças com Ianês, mesmo que elas não caibam no artista. Simultaneamente, Herchcovitch vai costurar novas peças a serem usadas pelo performer.
Os brasileiros Vik Muniz e Francisco Costa, da Calvin Klein, em Kalos
A performance ocupa uma das piscinas do Sesc Belenzinho: atores e bailarinos vão executar ao vivo uma coreografia que ganhará projeção ao vivo. Efeitos caleidoscópicos vão fundir dança, moda e artes visuais.
Painel de discussão MOVE!, dias 12 e 13 de março
Nos dias 12 e 13 de março (terça e quarta), às 19h30, a jornalista de moda e apresentadora do programa GNT Fashion Lilian Pacce vai mediar dois painéis temáticos que contam com a participação de Pamela Golbin, conservadora de moda e têxteis do Museu de Artes Decorativas de Paris, Cecilia Dean, David Colman, os artistas, Cynthia Rowley, Ryan MacNamara e os brasileiros Dudu Bertholini e Ricardo de Castro.
Dia 12 (terça), às 19h30 – A Arte como Inspiração na Moda
O debate vai abordar o papel da arte como fonte de inspiração no processo de criação da moda. A conversa expõe a relação de áreas como o cinema, artes plásticas, dança e arquitetura com a moda.
Participantes: Pamela Golbin, Cynthia Rowley, Dudu Bertholini e Ricardo de Castro
Dia 13 (quarta), às 19h30 – Sinergia Criativa
Explorando a própria vertente colaborativa da mostra, o debate aborda as parcerias criativas entre artistas e estilistas, investigando o resultado que colaborações entre estas duas forças criativas exercem sobre a moda.
Participantes: Cecilia Dean, Ryan McNamara, David Colman