Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Clássico de Gordon Parks é exibido no IMS com show de Amaro Freitas

Instituto exibe uma mostra gratuita de filmes do fotógrafo, que também é tema de exposição no espaço

Por Ana Mércia Brandão
12 nov 2025, 17h00
gordon-parks-shaft-ims
Cena de 'Shaft' (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Nos dias 25 e 26 de novembro, terça e quarta-feira, às 19h, o Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, exibe duas sessões especiais de Shaft, clássico do blaxploitation dirigido por Gordon Parks (1912-2006).

As sessões, gratuitas, com distribuição de ingressos uma hora antes, serão seguidas por uma apresentação especial do pianista pernambucano Amaro Freitas, que foi uma das atrações do C6 Fest em 2025.

amaro-freitas-c6-fest
Fronteiras do som: Amaro Freitas no C6 Fest (Hannah Carvalho/Veja SP)

Marco da cultura negra nos EUA, Shaft gira em torno do detetive John Shaft, contratado por um chefe do crime de Nova York para encontrar sua filha sequestrada. O roteiro, baseado em romance de Ernest Tidyman, foi transformado por Parks em um símbolo cultural que subverteu o papel historicamente submisso de personagens negros em Hollywood.

Em uma apresentação de cerca de uma hora, Amaro Freitas vai estabelecer diálogos entre o legado do filme e as pulsões contemporâneas do jazz e da música negra global, com composições próprias e clássicos do blues, como All Blues e Blue in Green, de Miles Davis, Unforgettable, muito conhecida na voz de Nat King Cole, e Round Midnight, de Thelonious Monk.

Continua após a publicidade

Mostra de filmes de Gordon Parks

As apresentações fazem parte de uma mostra de filmes em homenagem a Gordon Parks, que acontece no IMS Paulista deste esta quarta-feira (12). Responsável por documentar a história da população negra norte-americana no século 20, Parks também construiu uma carreira consagrada como cineasta, sendo citado como referência por diretores contemporâneos como Ava DuVernay e Spike Lee.

São exibidos longas e curtas dirigidos por Parks, além de filmes que referenciam o seu legado. A programação gratuita segue em cartaz nos próximos meses, com novos títulos, e pode ser conferida em ims.com.br.

gordon-parks-retrato-muhammad-ali-exposicao-ims
Retrato de Muhammad Ali, em 1970 (Gordon Parks/Cortesia The Gordon Parks Foundation/Divulgação)
Continua após a publicidade

Exposição sobre Gordon Parks no IMS

O paulistano tem a chance de conferir a primeira retrospectiva de Parks no Brasil – e sua maior na América Latina – até o dia 1º de março, no IMS Paulista. Gordon Parks: A América Sou Eu, com curadoria de Janaina Damaceno e Iliriana Fontoura Rodrigues, é realizada em parceria com a Fundação Gordon Parks, e tem cerca de 200 fotografias, tiradas sobretudo entre as décadas de 1940 e 1970, além de filmes, periódicos, depoimentos e publicações.

Parks eternizou em fotos temas como o cotidiano de pessoas negras em estados segregados no país, a luta organizada do movimento negro pelos direitos civis e as manifestações culturais e religiosas da população afro-americana.

Entre as imagens exibidas, estão retratos de nomes centrais do movimento negro norte-americano, como Malcolm X, Martin Luther King e Muhammad Ali.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês