Modernismo brasiliense marca presença em São Paulo
Estúdio de arquitetura Debaixo do Bloco desembarca na capital paulista e traz aconchego e personalidade ao movimento vanguardista
Brasília é conhecida por amantes da arte pela sua arquitetura. A capital do Brasil, desenhada por Lúcio Costa e projetada por Oscar Niemeyer, segue exercendo grande influência quando se trata do movimento modernista. Entre os elementos notáveis dessa fase, que se iniciou na Semana de Arte Moderna de 1922, estão as linhas retas e formas geométricas definidas, peças estruturais aparentes e plantas livres. Desse último elemento surgiu o pilotis, uma consequência dos espaços vazados de circulação embaixo dos prédios, que ganhou o apelido de “Debaixo do Bloco” pelos brasilienses.
Presente no cotidiano dos moradores da capital, foi inspirado nesse elemento da arquitetura moderna que surgiu o nome do escritório de Clay Rodrigues, Debaixo do Bloco. De acordo com o arquiteto, a marca tem um DNA próprio. “Temos uma linha de pensamento que trabalha sempre com o equilíbrio, penso sempre mais nela do que em uma simetria, por exemplo. De explorar a arquitetura modernista, mas entregando aconchego e personalidade. A mistura entre o bruto e o refinado também é muito forte, temos o concreto bruto ao lado de peças de mármore, ou mobiliários detonados compondo com peças sofisticadas e atuais. E a forte influência na arquitetura de Brasília.”
Clay Rodrigues é arquiteto formado pela Universidade Lusófona de Lisboa, onde adquiriu experiência em restauro, reabilitação e reforma. Em Brasília, decidiu abrir seu primeiro escritório para explorar a cultura local com uma mistura do clássico e tradicional da arquitetura portuguesa. Recentemente inaugurou seu segundo estúdio, baseado em São Paulo.
Tijolo por tijolo
A procura de clientes por elementos marcantes brasilienses fez com que o escritório expandisse seu negócio, que agora também conta com uma base em São Paulo. “Nossa expectativa é estar mais próximos desses clientes e de poder trabalhar com empresas e projetos mais desafiadores, como hotéis, restaurantes e projetos de alto padrão.” Recém-chegado, o estúdio vem desenvolvendo projetos ligados aos seus ideais, exaltando a estética modernista, mas entregando também aconchego e personalidade.
A equipe tem avançado no mercado paulista, com participações em galerias de arte nos Jardins e projetos de reformas em espaços de alto padrão, como a reforma realizada no Fasano Residence Cidade Jardim, Loft SP e Hotel em Atibaia.
O modernismo representado no CASACOR
Inspirada no centenário da Semana de Arte Moderna, a galeria de arte garimpada por Clay Rodrigues marcou sua primeira participação na mostra em São Paulo, ocorrida em setembro de 2022. O espaço de 100 metros quadrados, intitulado Galeria Nova Modernista, trouxe para a exposição o famoso DNA do arquiteto, que une os elementos dessa fase à forte influência da arquitetura do Distrito Federal.
“Temos uma missão de pulverizar a cultura arquitetônica de Brasília, uma cidade construída com base nos elementos modernistas e internacionalmente conhecida por isso.”
A exaltação do movimento vanguardista pode ser vista na composição de sua mostra, num ambiente de quase 6 metros de pé-direito, com uma composição de elementos de arquitetura bruta, com linhas retas, arte e peças de design – entre elas, o conjunto de poltronas de Oscar Niemeyer.
Por meio de seus projetos, seja em São Paulo ou Brasília, Clay Rodrigues homenageia suas inspirações, exalta a cultura arquitetônica da capital do Brasil e preserva esse patrimônio que marcou e continua marcando gerações.