Avatar do usuário logado
OLÁ,

Minissérie ‘Saberes SP’ mergulha em manifestações culturais paulistas

Dirigida por Betão Aguiar, produção apresenta três episódios que se passam nas cidades de Cotia, Guapiara e Lorena

Por Tomás Novaes
16 Maio 2025, 17h02
Mestre Bira, do Moçambique de Lorena: cultura popular paulista
Mestre Bira, do Moçambique de Lorena: cultura popular paulista (Bruno Graziano/Divulgação)
Continua após publicidade

Manifestações culturais de três cidades do estado de São Paulo são temas dos episódios da minissérie Saberes SP, lançada a partir desta sexta-feira (16) na plataforma gratuita CultSP Play com exibições no festival Revelando SP.

O projeto, dirigido por Betão Aguiar, foi desenvolvido para o serviço de streaming da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) em parceria com a Zapipa Produções.

Em cada episódio de quinze minutos, a série mergulha em uma tradição cultural paulista de uma cidade distinta. O primeiro episódio retrata a Congada do Mestre Dito, fundada em Cotia, em 1951. O segundo mostra artesãs de Guapiara que trabalham com a palha do milho crioulo e taboa. Por fim, o terceiro capítulo registra o grupo Moçambique de Lorena, guardião da dança folclórica e religiosa na cidade desde 1981.

Congada de São Benedito de Cotia, na festa do Divino de São Luiz do Paraitinga, em 2024: minissérie inédita
Congada de São Benedito de Cotia, na festa do Divino de São Luiz do Paraitinga, em 2024: minissérie inédita (Bruno Graziano/Divulgação)

“Gosto muito do ambiente da cultura popular”, diz Betão, que há mais de quinze anos registra movimentos culturais populares pelo Brasil, a partir da pesquisa Mestre Navegantes, que gravou mais de 120 mestres e grupos em 29 discos, filmes, fotos e textos.

Continua após a publicidade

“O pilar estratégico do Mestre Navegantes, além do lado musical, era a devolutiva para esses grupos. Entendi que salvaguardar um patrimônio imaterial passa muito pela autoestima das pessoas, para elas seguirem fazendo aquilo”, diz o idealizador.

Entre as inspirações para a pesquisa, Betão cita de Mário de Andrade (1893-1945)  a Hermano Vianna, além de seu bisavô, Mário Aguiar, que também se dedicou ao registro da cultura popular, na cidade de São Luiz do Paraitinga, onde Betão vive hoje.

“Venho desenvolvimento essa pesquisa há quinze anos, e cheguei nesse formato da série com o qual fiquei feliz, pensando também na continuidade dela — quem sabe ter um Saberes Bahia, Saberes Brasil, para continuar registrando, abrindo também a linguagem para além da música, com artesanato, culinária, dança”, conta.

Continua após a publicidade

Confira, a seguir, as datas de exibição da minissérie nas edições do festival Revelando SP ao longo de 2025. Nos próximos dias, todos os episódios também estarão disponíveis na plataforma CultSP Play.

Exibições da minissérie Saberes SP no festival Revelando SP

16 a 18 de maio – Barretos
19 a 22 de junho – Iguape
24 a 27 de julho – São José dos Campos
15 a 17 de agosto – Presidente Prudente
25 a 28 de setembro – São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.