Masp dá aula gratuita sobre Van Gogh como preparação para exposição do pintor
Seminário vai reunir historiadores da arte e curadores

O Masp realiza nesta quarta-feira (22), das 11h às 17h30, o seminário Van Gogh Delirante. Com transmissão online e gratuita, o encontro reúne pesquisadores, historiadores e curadores internacionais para debater a relação entre “loucura”, delírio e a produção artística de Vincent van Gogh (1853-1890).
O evento marca o início da programação preparatória para o ciclo curatorial Histórias da Loucura, que vai acontecer no museu em 2027 e terá como grande destaque uma exposição dedicada a Van Gogh.
Ao longo das seis horas de seminário, estão previstas três mesas redondas, com especialistas de diferentes instituições internacionais. Allison Perelman, da Universidade de Washington, Estados Unidos, foi curadora da exposição Van Gogh’s Bedrooms (2016), no Art Institute of Chicago; Felipe Martinez, da Universidade de Leiden, Holanda, é autor de O Escolar, de Vincent van Gogh; Laura Prins, da Universidade de Utrecht, Holanda, foi pesquisadora do projeto On the Verge of Insanity: Van Gogh and His Illness, no Museu Van Gogh; Martin Bailey é biógrafo e colunista do The Art Newspaper, Inglaterra; Renske Cohen Tervaert, é curadora do Kröller-Müller Museum e apresenta sua pesquisa feita em conjunto com Benno Tempel, diretor do mesmo museu; e Simon Kelly é curador do Saint Louis Art Museum, nos Estados Unidos.
A transmissão ocorrerá no canal do Masp no YouTube, com tradução simultânea para português e inglês, além de interpretação em Libras. Não é necessário inscrição prévia. A organização é do diretor artístico Adriano Pedrosa e do curador Fernando Oliva, com assistência de Isabela Ferreira Loures. A coordenação é realizada por Glaucea Helena de Britto.
Exposição de Van Gogh no Masp
O Masp planeja uma exposição de Van Gogh desde 2018, em virtude do tempo necessário para a solicitação do empréstimo de obras. Neste ano, a exposição foi confirmada para 2027, dentro do ciclo Histórias da Loucura.
Atualmente, o Masp tem pinturas obras de Van Gogh em seu acervo, realizadas em seus últimos anos de vida. Três delas foram elaboradas durante a internação do artista holandês no asilo de Saint-Rémy: Passeio ao crepúsculo (1889-90), Banco de pedra no asilo de Saint-Rémy (1889) e A arlesiana (1890). O escolar (O filho do carteiro-Gamin au Képi) (1888) foi pintado em Arles, um ano antes de sua internação.
Os trabalhos pertencem ao período mais produtivo de Van Gogh, quando suas pinceladas intensas e cores vibrantes se tornaram ainda mais marcantes, ao mesmo tempo em que suas crises de saúde mental ficavam mais frequentes e severas.