MASP atinge recorde de público com um milhão de visitantes em 2025
Ano ficou marcado pela abertura do Edifício Pietro Maria Bardi e pela exposição 'A ecologia de Monet', que foi a mais vista da história do museu
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) conquistou o recorde de público em 2025, com um milhão de visitantes ao longo do ano. Do total, 55% visitou o espaço gratuitamente.
O crescimento de visitas acontece no ano em que o museu expandiu sua estrutura, com a abertura do Edifício Pietro Maria Bardi em março. O novo espaço acrescentou ao centro cultural cinco novas galerias expositivas, além de salas multiuso, restaurante, café, salas de aula e laboratório de conservação.
Outro fator que atraiu público foi a exposição A Ecologia de Monet, que, com 502 642 visitantes, tornou-se a mais vista da história do museu. A mostra, que superou os recordes anteriores, como Tarsila Popular (402 mil visitantes em 2019) e Monet: O Mestre do Impressionismo (401 mil visitantes em 1997), ficou em cartaz de maio a setembro.
O MASP também recebeu, em 2025, a concessão do espaço do Vão Livre, onde promoveu 115 atividades, entre apresentações musicais, práticas esportivas, cinema, performances artísticas, atividades infantis, slam, conversa com o artista, oficinas artísticas e dança. O espaço também recebeu a instalação interativa O outro, eu e os outros, do artista colombiano Iván Argote.
Quais os dias gratuitos nos museus de São Paulo? Confira lista
É possível visitar os principais museus de São Paulo sem pagar nada. Isso porque a maioria das instituições culturais, quando não totalmente gratuitas, possuem dias de gratuidade toda semana. Confira a lista.
Museu de Arte de São Paulo (Masp)
O Masp tem entrada gratuita toda terça-feira, com funcionamento das 10h às 22h – e entrada até 21h. Também é possível visitar o museu gratuitamente na sexta-feira, a partir das 18h. O agendamento é obrigatório em bilheteria.masp.org.br. O mesmo ingresso dá acesso aos dois prédios. Avenida Paulista, 1578.
Pinacoteca
A entrada para os três edifícios da Pinacoteca – Luz, Contemporânea e Estação – é gratuita todos os sábados e no segundo domingo de cada mês, com entrada das 10h às 17h e permanência até 18h. Pina Luz. Praça da Luz, 2. Pina Estação. Largo General Osório, 66. Pina Contemporânea. Avenida Tiradentes, 273.
Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga é gratuito todas as quartas-feiras, no primeiro domingo de cada mês e nos feriados do aniversário de São Paulo (25/1) e da Independência (7/9). Nos dias de gratuidade, a bilheteria física abre às 10h – e não às 9h, como nos dias pagos – e não é possível agendar a visita pelo site. O horário de funcionamento é das 10h às 17h, com última entrada às 16h. Rua dos Patriotas, 100.
Museu da Língua Portuguesa
O MLP é grátis aos sábados e domingos. Ele abre às 9h e a entrada é permitida até às 16h30, com permanência até 18h. Estação da Luz, Praça da Luz.
Museu da Imagem e do Som (MIS) e MIS Experience
Tanto na unidade do Jardim Europa quanto na da Água Branca, a entrada é gratuita às terças-feiras e na terceira quarta-feira de cada mês. O funcionamento é das 10h às 19h. MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa. MIS Experience. Rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca.
Museu Judaico
Em respeito ao Shabat, dia sagrado de descanso para os judeus, o Museu Judaico de São Paulo é gratuito aos sábados. Funciona das 10h às 18h, com entrada até às 17h30. Rua Martinho Prado, 128, Bela Vista.
Museu do Futebol
O Museu do Futebol é gratuito às terças-feiras. Abre às 9h, fecha às 18h e a entrada é permitida até às 17h. Praça Charles Miller.
Casa Bradesco
As terças-feiras são gratuitas na instituição localizada dentro da Cidade Matarazzo, que funciona das 12h às 20h. Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista.
Gratuidades nos museus de São Paulo por dia da semana
Terça
- Masp
- Museu da Imagem e do Som (MIS)
- MIS Experience
- Museu do Futebol
- Casa Bradesco
Quarta
- Museu do Ipiranga
Sexta
- Masp (a partir das 18h)
Sábado
- Pinacoteca
- Museu da Língua Portuguesa
- Museu Judaico
Domingo
- Museu da Língua Portuguesa
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
30 frases e mensagens natalinas para compartilhar com a família e amigos
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
‘Morra, Amor’: um retrato do caos em um casamento e da solidão materna





