Masp deve retomar uso de cavaletes de vidro e reeditar mostras
Novo diretor criativo do museu, Adriano Pedrosa pretende recolocar a instituição no circuito internacional de arte
O Masp deve retomar algumas diretrizes pensadas pela arquiteta Lina Bo Bardi, idealizadora do museu, nos próximos meses. Adriano Pedrosa, novo diretor criativo da instituição (cargo recém-criado e que abrange o trabalho de curador), disse em encontro com a imprensa nesta quinta (09) que pretende retomar o uso dos cavaletes de vidro para sustentar obras do acervo, projeto original do prédio que foi abandonado há vinte anos.
+ Heitor Martins é o novo presidente do Masp
Além disso, o vão livre voltará a ser utilizado para atividades como shows, eventos e exposições. Adriano assume efetivamente o cargo em novembro, portanto as mudanças devem acontecer apenas em 2015.
As exposições futuras devem ter, segundo Pedrosa, recortes do acervo relacionados não apenas à arte europeia, mas também africana e asiática. Temas como moda e fotografia também estão no panorama pensado pelo novo diretor.
+ Esculturas hiper-realistas de Ron Mueck serão exibidas na Pinacoteca
Para trabalhar as diferentes coleções, curadores adjuntos serão convidados para explorar o acervo temporariamente. Duas exposições da década de 1970 devem ter reedições. A GSP/76, que completa 40 anos em 2016 e aborda a arquitetura e o urbanismo em São Paulo, é uma delas. Mão do Povo, organizada por Lina em 1969, também deve ser revisitada.
“Quero emprestar obras para grandes museus e trazer exposições estrangeiras para cá”, disse Pedrosa ao ressaltar a necessidade de recolocar o museu no circuito internacional de arte. Uma tela do pintor francês Paul Cézanne será a primeira a sair do acervo com destino ao Metropolitan de Nova York.
Esta é a primeira vez que Adriano assume o comando curatorial de uma instituição. Sua carreira foi construída como curador independente – atualmente ele está com duas exposições em cartaz na cidade, uma dedicada ao trabalho de Leonilson e outra com obras da artista mineira Rivane Neuenschwander.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





