Jardim Botânico terá visita guiada à trilha da nascente do riacho do Ipiranga
Passeio adentra 300 metros dentro da mata atlântica e passa por trecho suspenso; é necessário pagar para entrar no local
Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira (7), o Jardim Botânico de São Paulo oferecerá uma visita guiada à trilha de uma das nascentes do riacho do Ipiranga. O evento está previsto para às 10h desta quarta-feira, e será repetido no próximo domingo (11). Para participar, é necessário pagar ingresso.
+Tribunal nega pedido de registro de candidatura do PCO ao governo estadual
No trajeto o participante poderá conferir várias árvores imensas, e ainda plantas samambaias, bromélias e orquídeas. O trajeto passa por um deque de madeira construído a partir de uma estrutura de eucalipto de reflorestamento tratado.
Ao final, o visitante poderá ficar próximo a uma das nascentes do riacho, que no trecho mais adiante, distante do Jardim Botânico, é emblemático na história da Independência.
+Maitê Proença fala sobre experiência com Ayahuasca: “Fiquei fanática”
A trilha
A trilha foi criada em 2006, e o trecho da nascente do riacho, reformulado em 2008. Anteriormente era usada apenas para pesquisa científica, porém, passou por reformulação com o projeto do arquiteto José Paulo Ganzelli. Nele, a prioridade foi não causar impactos negativos na mata. Em momento algum o visitante tem contato com o solo. Toda a diversidade e riqueza natural e cultural da área foi documentada ainda quando o Jardim Botânico era administrado pelo governo estadual.
Atualmente o espaço é administrado por uma concessionária, a Reserva Novos Parques Urbanos, que cobra 24,90 pela entrada, valor que sai a 19,90 se for adquirido antecipadamente pelo site.