Grande Prêmio de Fórmula 1 tem maior infraestrutura e uma Fanzone repleta de atrações
Evento no Autódromo de Interlagos contou com investimento de 500 milhões de reais e tem expectativa de movimentar 2 bilhões na economia paulistana
Quem entra no Autódromo de Interlagos em meio à montagem da megaestrutura do Grande Prêmio de Fórmula 1 pode entender a magnitude do espaço sendo totalmente aproveitado para sua mais completa finalidade. Mesmo entre dezenas de caminhões, colaboradores em equipamentos de segurança e carrinhos de golfe em deslocamento, é quase possível ouvir os sons das arquibancadas e sentir a expectativa em torno do asfalto, ainda em preparação para receber as dez maiores equipes do automobilismo mundial em um dos maiores espetáculos do esporte. O show sobre rodas ocorre no próximo domingo (9), com os vinte pilotos — entre eles Lando Norris e Oscar Piastri, que estão na liderança, além de Max Verstappen, George Russell, Charles Leclerc, Lewis Hamilton e o brasileiro Gabriel Bortoleto — disputando a mais de 300 quilômetros por hora nos 4 309 metros de extensão do autódromo, composto por quinze curvas.
Antes disso, porém, a grande festa que ocupará durante três dias o espaço já estará a todo vapor desde a sexta-feira (7), quando acontecem os treinos livres das equipes. “A cada ano procuramos fazer uma edição melhor que a do ano anterior. Esse deixou de ser um evento esportivo para se tornar um grande espetáculo. Até porque o que acontece dentro e fora da pista é de fato espetacular”, destaca Alan Adler, CEO do GP.
Para esta edição, a organização não poupou esforços e decidiu investir mais na programação musical do espetáculo, que contou com Max Viana como diretor musical. O carioca, filho do mestre Djavan, com experiência na produção de festivais, encarou a missão de usar a Fanzone, área sem visão direta para a pista onde estão o palco e várias ativações de patrocinadores, como vitrine da cultura brasileira. “A ideia é fazer um evento bem diversificado musicalmente. São grandes nomes de vários gêneros brasileiros, uma escolha não só para agraciar o público, mas porque é bacana mostrar isso para o mundo. A gente quer atrair quem é fã de automobilismo e também ser um ponto cultural, de entretenimento, no qual você pode conhecer artistas novos”, compartilha o curador.
Para dar o pontapé inicial, ninguém melhor que Seu Jorge, que apresenta o show da mais nova turnê, Baile à la Baiana. Nela, o artista mistura samba, ritmos da música baiana e MPB. Na sequência, Matheus & Kauan sobem ao palco com clássicos da carreira e sucessos mais recentes. “Um show mais explosivo, cheio de hits e momentos marcantes, até porque é um público diverso, com gente do Brasil inteiro e de fora também. Poder levar o sertanejo para esse ambiente, agora com a ampliação da Fanzone, é muito especial”, adiantou a dupla.
No domingo, Thiaguinho encerra em grande estilo. “Fiquei feliz de apresentar um line-up com muitos artistas negros. Eles não foram escolhidos por isso, mas a consequência é muito bacana. A gente queria cantores muito potentes que pudessem se comunicar bem e gerar uma sensação de representatividade para o público”, confessa Viana.
Fora da Fanzone, outros artistas ocupam a área do Grand Prix Club, um novo setor com vista panorâmica que tem capacidade para acomodar até 3 000 pessoas em um prédio com infraestrutura para ativações, bares e apresentações. Entre as atrações presentes estão Mel Lisboa cantando Rita Lee, Feyjão e Salgadinho com uma roda de samba, além de Toni Garrido com seus sucessos das décadas de 90 e 2000. Outras alternativas para “esticar” a experiência mesmo após o término das corridas estão no Nosso Club, que possui 1 200 metros quadrados com vista para os treinos e corridas. Por lá, as after-parties vão contar com DJs como Vintage Culture, Doozie, Bruno Be e Antdot, além de serviço all-inclusive. Os patrocinadores, como a MSC Cruzeiros, a Heineken e a Motorola, também terão espaços e experiências exclusivas ao longo do final de semana.
Mais uma novidade no Grande Prêmio é o investimento na logística e infraestrutura para receber o megaevento. O valor total das modificações chegou a 500 milhões de reais, financiados pela prefeitura de São Paulo, que administra o autódromo. “Temos um túnel novo, que vai facilitar muito a movimentação de carga, assim como a circulação do público. Para nós, essa é uma grande conquista”, aponta Adler. As arquibancadas também foram renovadas, com substituição das estruturas modulares por versões mais modernas e confortáveis, vindas diretamente da França. Será a segunda vez que elas serão usadas — a primeira foi nos Jogos Olímpicos de Paris.
As melhorias estruturais ainda incluem modernizações na pista, no pit lane e nos sistemas de drenagem e esgoto integrados à Sabesp. Outras frentes estão em processo de execução, como a requalificação da pista de arrancada, orçada em 38,9 milhões de reais e com entrega prevista para maio de 2026, a implantação de túneis para veículos pesados e a contenção ambiental com muro de gabião junto à Área de Proteção Ambiental, com valor estimado em 22,1 milhões de reais.
Neste ano, além do apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública, é a primeira vez que o evento terá câmeras do programa Smart Sampa — 56, na parte interna — e pontos de acolhimento com assistentes sociais e psicólogos para atender a qualquer ocorrência de racismo e discriminação. A iniciativa olha para a mudança de público do GP, que está cada vez mais feminino. “A Fórmula 1 é um evento que se renova. A participação do público feminino cresceu de 5% em 2004 para 37% na edição de 2024, reflexo direto da ampliação do interesse e da participação das mulheres no universo”, afirma Gustavo Pires, presidente da SPTuris, empresa da gestão municipal responsável pelo planejamento de eventos.
O mesmo acontece com a presença do público jovem. “Antigamente, o pai arrastava o filho para o GP, agora é o filho que arrasta o pai”, indica Alan Adler. Os dados do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris mostram que, na edição do ano passado, além do público predominante, da faixa de 30 a 39 anos, o grupo de 25 a 29 anos, somado ao de 18 a 24 anos, já ultrapassava 40%. O levantamento ainda aponta que as pessoas de até 29 anos foram de 27% para 33% do total.
Em relação à movimentação econômica que o GP gera na cidade, a estimativa é que fique entre 2,1 e 2,2 bilhões de reais, acima do 1,96 bilhão registrado em 2024 (veja o quadro ao lado). Na hotelaria, a SPTuris calcula 94% de ocupação média em hotéis na Zona Sul e no centro, com destaque para a região da Avenida Paulista. No ano passado, os turistas tiveram um gasto médio de 4 648,67 reais no período.
Com os ingressos esgotados, até mesmo os do lote extra que entrou em venda na quarta-feira (29), é previsto que o Autódromo de Interlagos tenha dias de movimento intenso até a coroação da festa. No pódio, os mais rápidos do mundo serão agraciados com troféus que carregam pioneirismo, isso porque é a primeira vez que as taças ficam sob a tutela do Grande Prêmio de São Paulo. Antes encomendadas por patrocinadores, em 2025 elas foram desenhadas pelo escritório Furf Design Studio, dos curitibanos Maurício Noronha e Rodrigo Brenner. Eles encararam o desafio de desenvolver peças que homenageiam a identidade brasileira sem perder o DNA do automobilismo. “Fui olhar para essa brasilidade plural. Existem muitos Brasis, então tentar simbolizar o todo seria fracassar”, conta Maurício.
A saída foi construir taças de prata, um espelho, com várias camadas remetendo a louros da vitória. “É uma estrutura com engenharia complexa, feita com impressão 3D e finalização em banho de prata. É high tech, mas também é superartesanal”, complementa Brenner. Com 52 centímetros de altura e peso de 5 quilos, no limite do permitido, elas possuem formato curvo em S — menção ao ídolo nacional —, dez camadas de folhas, representando o número de equipes, e um formato de relógio no topo, o que reverencia a corrida dos pilotos contra o tempo. Os objetos irão encerrar com chave de prata o grande momento do automobilismo em São Paulo.
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de novembro de 2025, edição nº 2969
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