Avatar do usuário logado
OLÁ,

Avenida Paulista recebe obras feitas com inteligência artificial

'FILE 2025', festival no Centro Cultural Fiesp, tem trabalhos tecnológicos de pessoas de trinta países

Por Ana Mércia Brandão
23 jul 2025, 16h00
file-2025
'Aquarela de Íons', dos brasileiros Arthur Boeira e Gustavo Milward (Cortesia dos artistas/Divulgação)
Continua após publicidade

O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica abriu na semana passada no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista. Neste ano, o evento criado em 2004 e dedicado à intersecção de arte e tecnologia apresenta a exposição SYNTHETIKA: A Era da Criatividade Artificial.

O tema mergulha no atual estágio de desenvolvimento da Inteligência Artificial, abordando um fenômeno conhecido como “alucinação” — quando sistemas de IA produzem respostas inesperadas ou incorretas.

Os 93 artistas e pesquisadores, de trinta países, sendo dezesseis brasileiros, apresentam trabalhos que transformam essas alucinações em instâncias de criação artificial, entre instalações, videoarte, led shows e games.

A mostra convida o público a explorar essa zona entre erro e invenção, propondo que estamos entrando em uma nova era cultural, marcada por uma criatividade sintética.

Quais obras estão em cartaz

Um dos destaques é a experiência de realidade aumentada Deep Field, desenvolvida originalmente para o Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York, e direcionada ao público infantil.

Continua após a publicidade

Criada pelo duo Tin&Ed, dos EUA, ela convida os visitantes a dar vida a plantas imaginárias. A partir de um desenho, novas espécies brotam instantaneamente em estruturas 3D, formando um ecossistema colaborativo em constante evolução.

file-2025
‘ReCollection’ (Cortesia do artista/Divulgação)

Em Aquarela de Íons, os brasileiros Arthur Boeira e Gustavo Milward convertem dados solares em paisagens sensoriais. Em ReCollection, de Weidi Zhang e Rodger Luo (China/Estados Unidos), o visitante pode conectar a sua memória natural a uma memória sintética, contando à IA uma lembrança pessoal em qualquer língua para ver surgir a imagem da sua memória em tempo real.

Continua após a publicidade

Com curadoria de Ricardo Barreto, Paula Perissinotto e Clarissa Vidotto, a exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 7 de setembro, com funcionamento de terça a domingo, das 10h às 20h.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.