Avatar do usuário logado
OLÁ,

Exposição de Irving Penn tem fotos de modelos, nus e naturezas-mortas

A entrada para mostra que passou por Nova York, Paris e Berlim é gratuita no IMS

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 ago 2018, 20h19 - Publicado em 22 ago 2018, 20h18
Boca (para L’Oreal), Nova York, 1986 (Irving Penn/ Irving Penn Foundation/Divulgação)
Continua após publicidade

O Instituto Moreira Salles (IMS) inaugura nesta terça (22) a exposição Irving Penn: Centenário. A mostra celebra a trajetória do fotógrafo americano conhecido pela produção de editorais de moda, naturezas-mortas e nus.

Ao todo, as mais de 230 fotografias ocupam o sétimo e o oitavo andar da instituição. Dividem espaço ainda com exemplares históricos da Vogue americana, publicação em que Penn se consagrou.

Penn nasceu em 1917 e morreu em 2009. Em quase setenta anos de carreira, elevou o patamar da fotografia em revistas de moda. Seu habitat natural era o estúdio, onde, ao mesmo tempo, criava e desafiava ícones.

A exposição em exibição no IMS foi idealizada e originalmente exibida no Metropolitan Museum de Nova York. Antes de chegar a São Paulo, passou também pelo Grand Palais em Paris e pela fundação C/O em Berlim.

No Brasil, a equipe curatorial, composta por Maria Morris Hambourg, curadora independente, e Jeff L. Rosenheim, curador do departamento de fotografia do Met, contou com as contribuições de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS.

Continua após a publicidade

Burgi fala de uma das principais características de Penn: “Ele tentava o tempo todo olhar o extra quadro. Na fotografia de moda, por exemplo, mostrava o fundo infinito, que é uma estrutura que dá a sensação de que as modelos estão flutuando”.

 

Rochas Mermaid Dress (Lisa Fonssagrives-Penn)_baixa (1)
Lisa Fonssagrives, modelo e esposa de Irving Penn (Irving Penn/ Condé Nast/Divulgação)

 

A única modelo brasileira presente na exposição de Penn é a gaúcha Carol Trentini em um retrato feito em 2007, dois anos antes do fotógrafo morrer. Ela aparece com cabelo frisado e olhos marcados por maquiagem azul e preta.

Também integra a mostra um dos primeiros ensaios que o fotógrafo fez para Vogue. Nele, ele clicou personalidades, como o artista Marcel Duchamp (1887 -1968) e o cineasta Alfred Hitchcock (1899 -1980).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.